Basta de importação de leite em pó do Uruguai

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O produtor rural brasileiro quer dar um basta na abusiva importação de leite do Uruguai . Por isso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de SC (Faesc) – coletou 22 mil assinaturas de produtores de leite de todo o Paí­s pedindo medidas do Governo Federal para controlar as importações de leite em pó do Mercosul, que tíªm prejudicado a produção nacional.As excessivas, maciças e desnecessárias importações de leite do Uruguai prejudicam a cadeia produtiva brasileira de lácteos afirma o vice-presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza. «Essa é uma crise recorrente enfrentada todos os anos pelo setor», expõe.

O dirigente assinala que as importações abusivas trazem, como consequíªncia, o recuo da produção leiteira e o sucateamento dos laticí­nios e propriedades rurais, pois os produtores, muitas vezes, são forçados a comercializar o leite abaixo dos custos de produção.

A preocupação do setor leiteiro tem aumentado nos últimos meses, principalmente em decorríªncia da entrada do produto uruguaio no Paí­s, que cresceu mais de 1000% nos últimos quatro anos.

O abaixo assinado foi apresentado nesta semana em manifestação realizada por deputados da Subcomissão do Leite, ligada í  Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Cí¢mara, e foi protocolado nesta quinta-feira (20) pelos parlamentares na Casa Civil da Presidíªncia da República.

O volume de leite em pó que entrou no Brasil, proveniente do Uruguai, passou de 4,5 mil toneladas, em 2008, para mais de 50 mil toneladas em 2012. Somente em novembro, das 14 mil toneladas importadas do produto, 10 mil vieram do paí­s vizinho.

No acumulado deste ano, o Brasil importou 93 mil toneladas de leite em pó, sendo que 54% dos uruguaios, que há quatro anos respondiam por apenas 18% das aquisições brasileiras. Ainda de acordo com a entidade, em razão das compras brasileiras do produto vizinho, a produção uruguaia de leite cresceu acima de 10% nos últimos anos. Em consequíªncia do volume excessivo de importação, reduziu o preço do litro do leite fluido pago aos produtores brasileiros.

Para controlar as importações de leite em pó do Uruguai, a CNA tem defendido, entre outras medidas, a formalização de um acordo de cotas de importação, semelhante ao que vem ocorrendo com a Argentina, desde 2009.

Fonte: Oleite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas