#Autoridades apresentam um projecto de relançamento de produção leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Angola importa anualmente 190 milhões de litros de leite, no valor de 1,5 mil milhões de kwanzas, o que representa mais de 95 por cento das necessidades do mercado, informou ontem, em Luanda, o Ministério da Economia.
O consultor económico do Ministério da Economia, Licí­nio Contreiras, declarou em conferíªncia de imprensa que a actual produção de leite cobre apenas cinco por cento das necessidades do mercado, o que corresponde, em termos a nove milhões de litros.
Licí­nio Contreiras, que prestou estas informações í  imprensa para anunciar o iní­cio de uma campanha de relançamento da produção, disse que Angola tem um dos piores indicadores de produção de leite da SADC.
“Na ífrica Austral, a média anual de consumo de leite por pessoa é de 48 litros, enquanto em Angola é apenas de 2,7 litros por pessoa”, declarou, notando que o paí­s oferece condições favoráveis para a produção de leite em quantidade e na qualidade desejada para atender o mercado local.
Com a campanha, que se enquadra no Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas, denominado “Angola Investe”, o Executivo pretende divulgar os benefí­cios do programa para os empresários deste sector. “Escolheu-se o Wako Kungo pelo facto de deter o maior centro de produção de leite no paí­s, a bacia leiteira do Cela. Naquele local temos, ainda, algumas estruturas como o projecto Aldeia Nova com 150 produtores que podem ser muito bem aproveitados”, declarou Licí­nio Contreiras.

Actualmente, a produção angolana de leite resume-se í  transformação de leite em pó em pasteurizado. â€œí‰ esta situação que nós queremos reverter até 2015.
A nossa meta é de que venhamos a atingir uma produção de mais de 50 por cento das necessidades do mercado, o que vai envolver grandes investimentos em gado leiteiro e processamento de leite”, frisou Licí­nio Contreiras. A experiíªncia de produtores mundiais tradicionais de leite como o Brasil, Portugal, Itália, ífrica do Sul e Zimbabwe está a ser tida em conta, para que os empresários nacionais possam estar melhor preparados.
Licí­nio Contreiras anunciou que os empresários nacionais que querem investir na indústria de lacticí­nios devem certificar a empresa no INAPEM, para depois solicitarem crédito, caso necessitem, aos 20 bancos comerciais que aderiram ao programa.
Declarou que caso o investidor necessitar de outros apoios, como formação, bem como estudos de viabilidade, o INAPEM criou uma equipa que fornece esse tipo de ajuda a tí­tulo comparticipado.
Os produtores podem, também, beneficiar da isenção do imposto industrial nos primeiros anos de execução do projecto e ter garantias de que o Estado compre 25 por cento do seu produto.
O programa “Angola investe” é constituí­do por 14 iniciativas, entre as quais se destaca a dinamização da produção de leite. Para o efeito, o Executivo criou um fundo de garantia com o valor de dois mil milhões de kwanzas.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas