#írea com canola aumenta no Rio Grande do Sul

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Emater/RS-Ascar realizou a primeira Pesquisa sobre Intenção de Plantio no RS para a cultura da canola, que mostra um avanço na área plantada no Estado de 13,65% sobre a de 2012 (IBGE). A área estimada ficou em 27.982 hectares e a produtividade esperada inicialmente é de 1.287 quilos por hectare.

Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, essa estimativa indica uma produção de 32,01 mil toneladas dessa oleaginosa. A região que teve maior incremento de área foi a Noroeste, com, 57% de aumento, devendo semear cerca de 4.800 hectares. A cultura mantém-se ainda na fase majoritária de desenvolvimento vegetativo e iniciando a floração, apresentando lavouras com bom stand.

Também para a cevada a Emater/RS-Ascar realizou a primeira pesquisa sobre Intenção de Plantio no Estado. Diferentemente da canola, a cultura teve redução de área de 5,8%. A área estimada ficou em 43.540 hectares, que com um rendimento inicial de lavoura de 2.900 kg/ha, poderá chegar a uma produção de 126,3 mil toneladas. No momento, a lavoura passa pelas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo. A cultura evolui normalmente, com padrão e sanidade muito bom.

Com as condições meteorológicas colaborando durante o último perí­odo, os triticultores puderam avançar de forma significativa o plantio da safra 2013, encaminhando-a para seu final. No momento, o percentual de área semeada com trigo atinge 96%, sendo que 92% já germinaram. Apenas poucas áreas dos Campos de Cima da Serra e do Sul do Estado ainda restam para serem concluí­das. Os atuais percentuais estão dois pontos acima daqueles verificados nos últimos cinco anos.

A temperatura e a umidade também estão propiciando condições favoráveis ao bom desenvolvimento das lavouras, dando a elas um bom padrão, sem a presença de doenças fúngicas e pragas, em que pesem alguns perí­odos de alta umidade pelo perí­odo da manhã.

Já está no final o plantio da safra de morango, restando algumas lavouras nas partes de maior altitude dos Campos de Cima da Serra. No Vale do Rio Caí­ e Serra, o plantio foi concluí­do a poucos dias, face ao atraso do recebimento das mudas importadas. Esse retardo está se tornando comum e desagradando os moranguicultores, principalmente aqueles que cultivam a frutí­fera nos locais mais quentes, pois se fosse plantada na época ideal, teriam a possibilidade de antecipar a colheita e receberiam preços diferenciados.

Regiões de mesoclima mais quentes e que cultivam no sistema protegido em substratos, pela antecipação da poda, já estão iniciando a colheita, com frutos de ótimo aspecto e calibre. Preço médio para frutas de primeira qualidade em R$ 12,00 o quilo.

A ocorríªncia de dias ensolarados e temperaturas mais elevadas nos perí­odos da tarde e a baixa umidade, favoreceram o desenvolvimento das olerí­colas e as operações de preparo do solo e semeadura das culturas. A oferta de produtos é boa, mantendo abastecidos os mercados e feiras locais e regionais. Na região da Campanha, os técnicos da Emater/RS-Ascar estão recomendando a utilização de plasticultura no perí­odo de inverno, principalmente com túneis baixos para favorecer o desenvolvimento vegetativo das culturas.

As chuvas e as temperaturas ocorridas no perí­odo favoreceram o crescimento e o manejo das pastagens. Como consequíªncia, aumentou bastante a oferta de pasto para os animais e a produção de leite na maioria das bacias leiteiras do Estado. Além das pastagens, os produtores estão utilizando silagem, feno e grãos, farelos e ração na alimentação dos animais. A Emater/RS-Ascar tem recomendado aos produtores utilizar de modo mais racional as pastagens cultivadas de inverno, de preferíªncia com a utilização de sistema de pastoreio rotativo.
http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=2481&nome=%C3%81rea%20com%20canola%20aumenta%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas