#Aproleite debaterá sistemas de produção na pecuária leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na programação do 1º Encontro Aproleite, que será realizado nos dias 08 e 09 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá, haverá o Painel “Sistemas de produção de leite: intensificação de pastagens ou confinamento?”. Os palestrantes são o diretor da Leití­ssimo, Craig Bell, e o sócio proprietário da Agrindus, Roberto Jank Jr. O painel será no dia 09 de novembro, das 10h í s 11h30.O diretor da Leití­ssimo, Craig Bell, falará sobre a intensificação do uso de pastagens para alimentação do gado leiteiro. De acordo com ele, a produção ao pasto permite uma grande eficiíªncia de uso de mão de obra, energia e nutrientes.

O palestrante irá destacar também os desafios do produtor que opta pela alimentação do gado a pasto. “O produtor precisa saber que o sistema a pasto necessita, especialmente, de uma equipe competente que trabalhe com atenção. Nada dá certo se não tiver uma equipe boa, bem motivada e bem integrada”, explica.

Ainda segundo Bell, a participação do produtor em todo o processo também é muito importante na produção de leite. “Vamos mostrar que na pecuária leiteira o olho do dono, mais que na maioria de outras atividades agropecuárias, deve estar sempre atento, pois colhemos a nossa safra duas vezes a cada dia”, conclui.

Currí­culo – Craig Bell é formado em Quí­mica pela Universidade de Waikato, Engenharia Quí­mica pela Universidade de Canterbury e pós-graduado em Ciíªncia e Tecnologia Láctea pela Universidade de Massey. Entre 1987 a 2003, trabalhou para o New Zealand Dairy Board (incorporado na Fonterra desde 2001). Por oito anos, ficou na base de Nova Zelí¢ndia onde liderou o grupo responsável pelo desenvolvimento e produção de produtos de soro. Em 1994, foi transferido para o México onde assumiu o cargo de Gerente Técnico para a América Latina, com responsabilidade de suporte e desenvolvimento de produtos e soluções especí­ficos para clientes. Em 1997 chegou ao Brasil para assumir o cargo de Gerente Geral de NZMP. Em 2003, saiu de Fonterra e continuou no Brasil investindo e ajudando com o desenvolvimento da Fazenda Leití­ssimo entre outras coisas.

As inscrições para o 1º Encontro Aproleite poderão ser feitas a partir do dia 22 de outubro pelo site www.encontroaproleite.com.br.

O 1º Encontro Aproleite é uma realização da Aproleite, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Imea, Scot Consultoria e Sindicatos Rurais.

Sonoticias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas