Apagão estraga parte de produção de leite em Itapetininga

Cerca de 500 litros do alimento azedaram e foram descartados. É a segunda vez em menos de um mês que há prejuízos no local, diz dono.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O apagão de segunda-feira (19) em várias capitais e cidades da região causou transtornos. Em Itapetininga (SP), parte do leite produzido em uma propriedade rural azedou. Cerca de 500 litros de leite da produção estragaram por falta de refrigeração.

O morador que teve prejuízos é o produtor rural Jorge Lourenço da Costa. Ele afirma ter ficado 24 horas sem energia elétrica e estima um prejuízo de R$ 500 pela perda do leite, além do risco da criação adoecer por falta da ordenha mecanizada. “Estressa o gado, corre o risco de adoecer, ter que entrar com remédio, antibiótico. Complica mais ainda, tem mais gasto ainda”, conta.
Produtor perdeu cerca de 500 litros de leite após apagão (Foto: Reprodução/ TV TEM)Produtor perdeu cerca de 500 litros de leite
após apagão (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Ainda segundo ele, o sítio dele seria o único da vizinhança atendido pela concessionária CPFL, o que dificultaria o atendimento. “Pedi ajuda e nada, acabou a energia 11h30 ontem [segunda-feira] e voltou só hoje [terça-feira]. Falaram que estava pronto, que já vinha a energia, mas não veio. Mandaram arrumar um eletricista particular, mas aí falei: ‘a rede é vossa, vocês têm que atender, não podemos pôr a mão’”, diz.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que o produtor tem que jogar leite fora por causa da falta de energia. A primeira foi em 31 de dezembro, quando ele perdeu 1 mil litros. Ele entrou com um pedido de ressarcimento, mas até agora diz não ter recebido nada.

O filho do produtor, Juliano Menezes da Costa, conta que quando fez o pedido, foi avisado de que uma carta chegaria em 15 dias falando das providências da concessionária. O prazo venceu, mas Juliano diz que a carta não veio e que terá que apelar para a Justiça. “É difícil, tem que começar tudo de novo. Levar a carta de novo para ver o que eles falam, mandaram entrar com advogado. Mas isso demora”, lamenta.

A CPFL Sul Paulista esclareceu que houve interrupção no fornecimento de energia no sítio do produtor, em Itapetininga. Mas foram duas quedas que duraram pouco mais de 4h. E que os técnicos tiveram imprevistos para chegar ao sítio, como uma carreta tombada na pista e uma árvore caída na fiação. Sobre a carta, a concessionária afirma que postou a resposta ao pedido em 13 de janeiro.

Prejuízos em Cesário Lange
Em Cesário Lange (SP), a interrupção do serviço de energia elétrica em algumas propriedades da área rural provocou a morte de pelo menos 12 mil frangos nesta segunda-feira (19). De acordo com criadores, as aves morreram com o calor após o desligamento dos aparelhos que controlam a temperatura dentro dos barracões.

Em uma granjas afetadas, o produtor rural Ibraím de Fátima Pereira estima que mais de 10 mil frangos não resistiram. O prejuízo calculado até agora é de aproximadamente R$ 100 mil.

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/01/apagao-estraga-parte-de-producao-de-leite-em-itapetininga.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas