Dados do ministério da Economia dão conta que Angola gasta mais de 150 milhões de dólares anualmente na importação de leite. A produção nacional do leite satisfaz apenas 5% do consumo anual.
O executivo angolano pretende mudar este quadro com a operacionalização do programa de desenvolvimento deste sector que considera um imperativo para o crescimento econí´mico.
Para a viabilização do projeto, o executivo tem já uma linha de crédito de duzentos milhões de dólares, com juros bonificados.
Lícinio Tavares apontou para os empresários as formas para aderir ao programa que vai equilibrar a produção leiteira no país,a partir do projeto Angola Investe.
Soube-se, no entanto que até a presente data, oitocentas e cinquenta empresas estão certificadas pelo INAPEM para desenvolver projetos diversos. A finalidade é atingir 9 mil empresas até 2015.
O ministério da Economia vai realizar na sexta-feira, 6 de Julho, na Cela, Wako-Kingo, Kwanza-Sul, um road-show onde vai reunir empresários e investidores para abordar a questão da produção de Leite no país e encontrar soluções que viabilizem a dinamização para o crescimento do sector.
Fonte: Ecofinanças