Reconhecida como uma vitrine do conhecimento e da tecnologia na cadeia produtiva do leite, foi aberta nesta terça-feira, no município de Castro, (7) a Agroleite 2012. O evento, que prossegue até domingo (11), visa impulsionar a produção de leite na região dos Campos Gerais e em todo o Estado. No ano passado, o município de Castro foi responsável pela produção de 220 milhões de litros e está a um passo de ser oficializado como capital nacional do leite, dependendo de aprovação na Cí¢mara dos Deputados.
A abertura da Agroleite 2012 contou com a participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que ressaltou a importí¢ncia do conhecimento técnico gerado na exposição, promovida pela Cooperativa Castrolanda, para a expansão da bacia leiteira em outras regiões do Estado. Segundo ele, a meta da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento é expandir a atividade para todo o Estado, com tecnologia e qualidade na produção. “O leite é uma das poucas atividades que proporcionam renda mensal ao produtor e permitem que ele tenha uma vida digna no campoâ€, disse o secretário.
Segundo ele, a produção de leite está em expansão no Paraná e estão surgindo novas regiões produtoras no Estado, como o Norte Pioneiro e o Noroeste. As regiões Oeste e Sudoeste já se tornaram polos produtores há pelos menos duas décadas e a Secretaria, com a ajuda do Instituto Emater, pretende disseminar continuamente o conhecimento técnico disponível para dar suporte ao crescimento das regiões produtoras.
Fí“RUM – A abertura da Agroleite 2012 foi precedida pelo Fórum da Pecuária Leiteira, promovido pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), também em Castro. Os desafios da produção de leite e as estratégias recomendadas para aumentar a produtividade e a eficiíªncia da cadeia produtiva no Paraná foram os temas abordados durante o Fórum.
Centenas de agricultores, técnicos e estudantes foram aprender temas importantes como nutrição. O palestrante da Embrapa, Alexandre Pedroso, falou de técnicas disponíveis para elevar a eficiíªncia alimentar com o mínimo de impacto ambiental. Também foram abordados novos conceitos para implantação e manejo de pastagens e exemplos de sucesso técnico e econí´mico na atividade leiteira.
LANí‡AMENTO – Na abertura da Agroleite, foi lançado o leite em embalagem tetra pack, com a marca Colonia Holandesa, um produto da maior bacia leiteira do País, resultante da parceria entre as cooperativas Castrolanda e Batavo. O produto é fruto das boas práticas de produção e respeito ao meio ambiente por parte das indústrias das duas cooperativas
Compareceram í abertura da feira o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Ronei Volpi, o cí´nsul da Holanda no Brasil, Jan Gijs Schouten, o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, o prefeito de Castro, Moacir Fadel, e os anfitriões presidente da Castrolanda, Franz Borg, e da Batavo, Renato de Castro Greidanus.
www.aen.pr.gov.br