Agroindústria inaugurada aumenta geração de empregos no campo

Vinte famílias de pequenos produtores rurais, da Linha 3, Setor Pé de Galinha, no antigo Projeto de Assentamento Buritis, região do Vale do Jamari, deverão vender dois mil litros de leite, por dia, direto à agroindústria de pasteurização inaugurada sexta-feira (6) pelo governo de Rondônia.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Vinte famílias de pequenos produtores rurais, da Linha 3, Setor Pé de Galinha, no antigo Projeto de Assentamento Buritis, região do Vale do Jamari, deverão vender dois mil litros de leite, por dia, direto à agroindústria de pasteurização inaugurada sexta-feira (6) pelo governo de Rondônia.

O governador Confúcio Moura assinou, durante o processo de implantação da agroindústria, o repasse de R$ 120 mil para aquisição de um pasteurizador completo de leite, equipado com duas máquinas de pasteurizar, duas de resfriamento e outra de congelamento com capacidade para pasteurizar 1,5 mil litros de leite por dia.

O primeiro passo para eliminar o atravessador e poder comercializar direto a produção de leite foi a criação da Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Buritis (Cooprab) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater e da prefeitura de Buritis.

O coordenador do Programa de Agroindústria Familiar da Seagri, Henrique Fernandes, explicou que já são mais de 500 em funcionamento na maioria dos municípios, e que a da Linha 3 do antigo PA Buritis era um antigo anseio dos produtores familiares da região.

A prefeitura doou a antiga escola da Linha 3 para os produtores, que reformaram o prédio dentro das normas sanitárias para funcionamento da sede da entidade.

O governador destacou a iniciativa do pequeno produtor, que está sempre buscando o governo para melhorar sua produção e gerar emprego para a própria família, ressaltando que hoje as mais de 500 agroindústrias de Rondônia vendem seus produtos ao próprio mercado consumidor estadual e outras já exportam para outras regiões. “Isso é motivo de muito orgulho para os rondonienses. O produto industrializado tem consumo certo e não tem crise”, disse.

O Programa de Agroindústria Familiar é fundamental, segundo o governador, para o desenvolvimento regional como aconteceu quando foi eleito prefeito de Ariquemes e teve a oportunidade de implantar 58 agroindústrias no município.

Atualmente, são mais de 500 agroindústrias familiares em funcionamento em todo o Estado, gerando emprego e renda. A maioria com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) credenciadas a abastecer o comércio local e fornecer os produtos para o Programa de Aquisição da Merenda Escolar (PAA).

O tesoureiro da Cooprab, Antônio Vilarins, explicou que os produtores já fornecem cerca de dois mil litros de leite por mês, mas a meta é ampliar a produção e diversificar a produção parra agregar mais lucro.

Vilarins lembrou da época em que não participava do PAA e tinha prejuízos com a perda da produção, pois não conseguia vender. Com o apoio do governo, estamos aproveitando tudo que produzimos na nossa terra, aproveitando, inclusive, para fornecer às escolas”, ressaltou.

O supervisor regional da Emater-RO, Mateus Follador, admitiu que a Cooprab já apresenta potencial para conquistar o comércio estadual, vendendo direto ao consumido e para o PAA.

Participaram ainda do evento, o senador Valdir Raupp; o deputado estadual, Adelino Follador; o prefeito de Buritis, Oldeir Ferreira; o vereador Adair José (Sorriso); o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano de Almeida Lima, além de dezenas de produtores e pequenos empresários da região.

Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas