#Agricultores familiares participam de capacitação sobre processamento de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aulas promovidas pela Emater-MG ocorreram em fevereiro na Comunidade de São Domingos

Agricultores familiares da Comunidade de São Domingos participaram nos dias 06 e 07 de fevereiro de uma capacitação sobre processamento de leite oferecida pela Prefeitura de Arcos em parceria com a Emater-MG. O objetivo da capacitação oferecida pela Emater-MG foi capacitar agricultores familiares do municí­pio que buscam melhorias na renda familiar. A iniciativa se deu através do Sr. Osmario e sua esposa Maria Aparecida que procuraram a Emater Arcos onde expuseram suas necessidades de melhorias rurais e o desejo de iniciar uma atividade produtiva, gerando renda. Após um breve estudo realizado pela Emater, surgiu a idéia de realizar um curso de processamento de leite, já que a maioria dos agricultores tem como fonte de renda a produção de leite.

A extensionista de Bem Estar Social da Emater, com sede em Divinópolis, Andréa Ferreira veio até a comunidade de São Domingos para ministrar o curso. O conteúdo programático abordou também a constituição do leite, tipos de leite quanto í  montagem microbiológica, porcentagem da gordura e a conservação do leite, prática de fabricação dos derivados do leite, regras básicas de higiene pessoal e do ambiente de trabalho, rotulagem, embalagem e rendimento.

Resultados Alcançado

O Engenheiro Agrí´nomo da EMATER-MG, Zenaido Lima da Fonseca disse que a famí­lia do Sr. Osmario já está comercializando os doces e recebendo encomendas. â€œí‰ importante buscar alternativas de renda a exemplo da produção de doce de leite. Vamos criar o rótulo do produto, tipificar o produto, colocar em uma embalagem boa e apresentar ao mercado para venda. Assim que tivermos preparados vamos realizar o dia de lançamento com degustação no ponto de venda”, disse o agrí´nomo.

A responsável pela mobilização dos Agricultores Familiares da Prefeitura de Arcos, Maria Vitória Ramos também apoiou a iniciativa. “Participei do ultimo dia do curso, por que acredito no trabalho desenvolvido pelos agricultores e agricultoras familiares, e entendo o quanto representa para eles, a Assistíªncia Técnica, o manejo correto dos utensí­lios, a higienização e as noções de mercado. São esses trabalhadores da terra que colocam o alimento nas nossas mesas. Trabalhar junto com ele socializando as informações é o autentico resgate da dí­vida social que temos com os moradores da roça, enquanto agentes das polí­ticas públicas».

O prefeito de Arcos Dr. Roberto Alves e sua esposa Paula Araújo receberam uma amostra dos doces e elogiaram os agricultores familiares pela qualidade dos alimentos e pela iniciativa da Capacitação. “O doce em pedaços está perfeito! Estão todos de parabéns”, disse Paula Araújo.
http://www.portalarcos.com.br/noticia/9099/Agricultores-familiares-participam-de-capacitacao-sobre-processamento-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas