ABC Leite promove eventos em Tocantins

O projeto Transferência de Tecnologia para a Bovinocultura Leiteira do Estado do Tocantins / ABC Leite, coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), promoverá capacitação e dia de campo nos próximos dias.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O projeto Transferência de Tecnologia para a Bovinocultura Leiteira do Estado do Tocantins / ABC Leite, coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), promoverá capacitação e dia de campo nos próximos dias. A capacitação será em Paraíso do Tocantins, região Central do estado, e o dia de campo acontecerá em Combinado, no Sudeste tocantinense.

O projeto vem capacitando periodicamente técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) de várias cidades. A cada encontro, são repassadas informações que podem colaborar para o aperfeiçoamento da atividade leiteira tocantinense. Este será o último módulo da capacitação continuada em 2015.

De acordo com Pedro Alcântara, líder do projeto, a capacitação «é voltada para extensionistas do Ruraltins e, neste módulo, os temas abordados serão o conforto térmico na pecuária leiteira, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo reprodutivo e critérios para acasalamentos».

Já sobre o dia de campo, o líder do ABC Leite explica que é uma parceria entre Ruraltins e Embrapa. A mobilização para participação no evento está sendo feita pelo técnico do Ruraltins Carlos Rodrigo Xavier de Oliveira, responsável pela Unidade de Referência Tecnológica de Combinado. A expectativa de participação é de cerca de 80 pessoas.

«Com o dia de campo, espera-se sensibilizar os produtores da região quanto às vantagens da adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) para recuperação de pastagens e ainda quanto à importância do correto manejo de ordenha para obtenção de leite de qualidade e manutenção da saúde do úbere das vacas do rebanho», afirma Pedro.

No dia de campo, haverá três estações técnicas, com os seguintes temas:

1ª estação: ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) para gado de leite / Pedro Alcântara

2ª estação: Manejo de ordenha e qualidade de leite / Hellen Kato, da Embrapa

3ª estação: Resultados da Unidade de Referência Tecnológica de Combinado / Carlos Rodrigo Xavier de Oliveira

Serviço:

Primeira atividade

O que: Capacitação continuada em bovinocultura leiteira

Quando: de 21 a 23 de outubro

Onde: auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Paraíso do Tocantins

Segunda atividade

O que: Dia de campo / Projeto ABC Leite

Quando: dias 28 e 29 de outubro

Onde: Câmara Municipal de Combinado (palestra no dia 28 à noite) / Fazenda Paraíso, a 8km da cidade no sentido Comunidade R4 (entre 13h e 17h do dia 29)

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/6441224/abc-leite-promove-eventos-em-tocantins

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas