#A pecuária leiteira vai bem em Santa Catarina

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O setor leiteiro de Santa Catarina continua em expansão

Os leitores devem se lembrar da grande reportagem que eu e o fotógrafo Sergio Zachi elaboramos, no ano passado, sobre a expansão do leite no Estado de Santa Catarina. Algumas propriedades, por sinal, estavam trocando a suinocultura – castigada pela alta do milho – pela pecuária leiteira na região oeste, onde fica Chapecó.

Pois é, agora meu velho conhecido Marcos Zordan, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina e também diretor da Cooperativa Aurora, me procura afirmando que a produção de leite tornou-se uma das atividades agropecuárias mais rentáveis para as famí­lias rurais do Estado. Segundo Zordan, os preços pagos, atualmente, aos produtores tornaram-se altamente compensatórios em razão de fatores climáticos e mercadológicos e ao aumento do preço no mercado internacional – o Brasil importa o produto.

Este é Marcos Zordan,presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina e também diretor da Cooperativa Aurora

Mais números: Santa Catarina é o quinto produtor nacional, com 2,2 bilhões de litros/ano. Praticamente todos os 190.000 estabelecimentos agropecuários produzem leite, informa Zordan, o que gera renda mensal í s famí­lias e contribui para o controle do íªxodo rural. O oeste catarinense responde por 60% da produção do Estado sulino.

Zorzan informa também que o fazendeiro da região está deixando de ser um “tirador de leite” para transformar-se em empresário da pecuária leiteira. Ele adianta que os laticí­nios chegam a pagar R$ 0,96 pelo litro, em média, dependendo do volume entregue pelo produtor, bem acima do valor de referíªncia fixado pelo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite para o míªs de março naquele Estado – R$ 0,7399.

Boa notí­cia, principalmente agora que alimentos populares, como arroz e feijão, tíªm perdido espaço nas fazendas produtoras de commodities, e virado vilões nos últimos í­ndices de inflação. Importante lembrar que toda a produção nacional de leite, ao redor dos 31 bilhões de litros, é consumida internamente.

http://colunas.globorural.globo.com/blogdotiao/2013/04/07/a-pecuaria-leiteira-vai-bem-em-santa-catarina/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas