MG: simpósio tecnológico no Instituto de Laticínios Cândido Tostes aborda aproveitamento do soro

MG: simpósio tecnológico - A Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes completa 83 anos de atividades em maio e, para marcar a data, escolheu um evento técnico que reafirma a posição da instituição
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 


Foto: Divulgação / Epamig
Evento marca comemorações dos 83 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Juiz de Fora/MG

A Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes completa 83 anos de atividades em maio e, para marcar a data, escolheu um evento técnico que reafirma a posição da instituição como referência no setor da tecnologia em lácteos para o Brasil. Em parceria com a Ufjf, UFV e Unicamp será realizado, no período de 16 a 18 de maio, o Simpósio By the whey – Tecnologia do soro, para discutir o aproveitamento do soro e as melhores técnicas para a geração, beneficiamento, processamento e gestão da qualidade do produto.
O simpósio é direcionado a profissionais da área técnica de laticínios, tanto da área de produção quanto de desenvolvimento de novos produtos, qualidade, logística, mercado, etc. As inscrições já estão abertas, onde toda a programação está detalhada. Os temas serão abordados em palestras e minicursos por profissionais de diversos elos da cadeia laticinista e por pesquisadores que apresentarão novas tecnologias e inovações do setor.
Expansão para o setor
O objetivo do simpósio é discutir alternativas para o uso do soro dentro dos laticínios, focando em usos não convencionais e na agregação de valor aos produtos. Segundo a comissão organizadora, o melhor aproveitamento do soro tem sido crescente ao longo das últimas décadas. De subproduto para a alimentação de animais, o produto passou a ter grande valor como ingrediente não só na indústria laticinista, mas também para a indústria de alimentos, como panificação e sorveteria.
Conforme os especialistas, o Brasil ainda é pouco eficiente na agregação de valor a esse produto, sendo a utilização/produção nacional muitas vezes limitada à forma líquida ou em pó. O fracionamento para a obtenção de produtos de maior valor agregado e aplicações específicas deve ser a meta para o Brasil e em específico para Minas Gerais, maior produtor de leite do país, responsável por cerca de um quarto da produção nacional.
SERVIÇO
Simpósio Tecnológico By the Whey – Tecnologia de soro
Data: 16 a 18 de maio
Local: auditório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (rua Tenente Luiz de Freitas, 116 – Santa Terezinha – Juiz de Fora)

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas