O preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso amargou a 7ª queda consecutiva durante o mês de janeiro de 2017. O preço foi cotado a R$ 0,90/l, recuo de 2,17% ante dez/17. Essa pressão tem desestimulado a produção no campo e, mesmo com bons volumes de chuvas ocorridos no Estado, o nível de captação recuou 2,91% em jan/18 ante a dez/17. AS informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Conforme informações dos economistas, o desequilíbrio entre a oferta e a demanda continuou pautando o mercado, pois a produção de derivados atual não tem sido absorvida, principalmente devido às férias escolares. Assim, para não gerarem volumes altos de estoques, as indústrias optaram pela redução de preços, e alguns agentes preferiram não produzir alguns produtos de menor liquidez.
O Instituto conclui que apesar deste cenário baixista, nota-se uma reação na demanda no varejo, com alguns produtos registrando aumento de preço, o que pode ser um sinal da recuperação econômica, visto que o PIB brasileiro cresceu 1% em 2017 ante 2016.