Ana Amélia lamenta quebra de produtores de leite do RS e destruição de fazenda na Bahia

Ana Amélia - A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse em Plenário nesta segunda-feira (6) que os produtores de leite do Rio Grande do Sul sofrem com uma crise aguda.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse em Plenário nesta segunda-feira (6) que os produtores de leite do Rio Grande do Sul sofrem com uma crise aguda.
Segundo ela, o preço do leite não cobre o valor correspondente ao custo de produção e isso fez com que 19 mil pecuaristas deixassem a atividade.
A situação ficou pior depois que o governo autorizou a importação de leite em pó do Uruguai, no momento da safra gaúcha, informou Ana Amélia.
A senadora aproveitou para fazer algumas sugestões com o objetivo de minimizar os prejuízos dos produtores de leite do Rio Grande do Sul.
— Primeiro para usar recursos, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para colocar na merenda escolar, colocar nos programas sociais, a compra interna do produto, porque eu acho que a prioridade é essa. A segunda [sugestão] é chamar os programas das Nações Unidas para pegarem esse leite e mandarem para os países que as populações estejam passando fome, morrendo de fome.
A senadora Ana Amélia informou, ainda, que a importação do leite em pó do Uruguai já foi suspensa pelo Ministério da Agricultura.
Destruição de fazenda
A senadora Ana Amélia lamentou também o pouco espaço que a mídia deu à destruição de uma fazenda localizada em Correntina, no oeste da Bahia, por integrantes do movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, o MST.
Nas palavras de Ana Amélia, mil «bandidos» destruíram a produção, equipamentos e prédios, gerando um prejuízo de R$ 60 milhões.
E isso, segundo a senadora, além de prejudicar financeiramente os japoneses que são proprietários da fazenda, vai gerar desemprego e manchar a imagem do Brasil no exterior.
Ana Amélia disse que nem os argumentos dos invasores têm fundamento. Na fazenda, eram produzidos batata, cenoura, feijão, tomate, alho, cebola e milho, todos produtos integrantes da cesta básica e não commodities, que seriam voltadas para o mercado internacional.
— Segundo alguns, os invasores chegaram em caminhões e em mais dez ônibus. Quem financiou? Quem pagou? Será que esse é o exército do Lula, que ele tinha chamado? Não terá sido esse o exército, que não se satisfez com o impeachment da Dilma e dos riscos de Lula não chegar ao poder? Será que é isso o que querem? Botar fogo no brasil, como eles disseram que iam botar. Um líder sindicalista esteve lá no palácio e disse isso: iam botar fogo no brasil.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/11/06/ana-amelia-lamenta-quebra-de-produtores-de-leite-do-rs-e-destruicao-de-fazenda-na-bahia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas