#Seca da Nova Zelí¢ndia piora, podendo pressionar preços dos lácteos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Seis regiões da Ilha do Norte da Nova Zelí¢ndia estão agora oficialmente em seca e a expectativa é de que as piores condições possam continuar pressionando os preços globais dos lácteos para cima. A seca agora inclui Waikato, que produz cerca de 25% do leite do paí­s, junto com Bay of Plenty e Hawke’s Bay, disse o Ministério das Indústrias Primárias na quarta-feira (06/03). No final de fevereiro, a seca foi declarada em áreas ao norte da Ponte do Porto de Auckland. O ministro disse que as chuvas nos próximos dois meses serão crí­ticas, í  medida que os produtores se preparam para o inverno.

O presidente da Federated Farmers para as proví­ncias de Manawatu e Rangitikei, Andrew Hoggard, disse que, em muitas áreas, as condições estão agora pelo menos tão ruins quanto estavam há cinco anos, quando a região estava oficialmente em seca.

A indústria de lácteos é a espinha dorsal da economia da Nova Zelí¢ndia, sendo responsável por 25% dos NZ$ 46 bilhões (US$ 38,10 bilhões) em exportações da ilha do paí­s em 2012. Economistas estão agora prevendo que a produção de leite na Ilha do Norte cairá cerca de 15% no ano, apesar de a gigante do setor de lácteos, Fonterra Cooperative Group Ltd., ter dito que a produção total aumentará em 1% no ano no final de fevereiro, dizendo que a produção na Ilha do Sul está se mantendo e as condições no começo da estação estavam melhores.

As condições de seca pressionaram os preços globais dos lácteos em 10,4% para cima no leilão GlobalDairyTrade, feito pela internet, em 5 de março. “O resultado do leilão é certamente positivo, mas precisa ser visto no contexto de menores volumes graças í  piora na seca da Nova Zelí¢ndia”, disse o estrategista do BNZ FX, Mike Jones. “A contração da oferta contra uma demanda sólida poderia levar os preços a continuar aumentando no futuro”, disse ele.

A Federated Farmers disse que um forte aumento nos preços internacionais não compensaria os custos das condições de seca aos produtores de leite. Para o presidente da Federated Farmers Waikato, Peter Buckley, o aumento registrado no leilão da Fonterra não deverá se transformar em lucros aos produtores. “Muitos produtores terão perdas. Antes da seca, havia aproximadamente 25% de produtores com alguma preocupação sobre suas finanças, e, com essa seca, eu diria que isso poderia no mí­nimo dobrar”.

Buckley disse que qualquer dinheiro extra seria usado para compensar os altos custos dos alimentos animais, enquanto a produção de leite cairá bastante se não houver chuvas significativas nos próximos quinze dias.
Fonte: Dow Jones Newswires e do Radio New Zealand

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas