#Seca da Nova Zelí¢ndia piora, podendo pressionar preços dos lácteos

Seis regiões da Ilha do Norte da Nova Zelí¢ndia estão agora oficialmente em seca e a expectativa é de que as piores condições possam continuar pressionando os preços globais dos lácteos para cima. A seca agora inclui Waikato, que produz cerca de 25% do leite do paí­s, junto com Bay of Plenty e Hawke’s Bay, disse o Ministério das Indústrias Primárias na quarta-feira (06/03). No final de fevereiro, a seca foi declarada em áreas ao norte da Ponte do Porto de Auckland. O ministro disse que as chuvas nos próximos dois meses serão crí­ticas, í  medida que os produtores se preparam para o inverno.

O presidente da Federated Farmers para as proví­ncias de Manawatu e Rangitikei, Andrew Hoggard, disse que, em muitas áreas, as condições estão agora pelo menos tão ruins quanto estavam há cinco anos, quando a região estava oficialmente em seca.

A indústria de lácteos é a espinha dorsal da economia da Nova Zelí¢ndia, sendo responsável por 25% dos NZ$ 46 bilhões (US$ 38,10 bilhões) em exportações da ilha do paí­s em 2012. Economistas estão agora prevendo que a produção de leite na Ilha do Norte cairá cerca de 15% no ano, apesar de a gigante do setor de lácteos, Fonterra Cooperative Group Ltd., ter dito que a produção total aumentará em 1% no ano no final de fevereiro, dizendo que a produção na Ilha do Sul está se mantendo e as condições no começo da estação estavam melhores.

As condições de seca pressionaram os preços globais dos lácteos em 10,4% para cima no leilão GlobalDairyTrade, feito pela internet, em 5 de março. “O resultado do leilão é certamente positivo, mas precisa ser visto no contexto de menores volumes graças í  piora na seca da Nova Zelí¢ndia”, disse o estrategista do BNZ FX, Mike Jones. “A contração da oferta contra uma demanda sólida poderia levar os preços a continuar aumentando no futuro”, disse ele.

A Federated Farmers disse que um forte aumento nos preços internacionais não compensaria os custos das condições de seca aos produtores de leite. Para o presidente da Federated Farmers Waikato, Peter Buckley, o aumento registrado no leilão da Fonterra não deverá se transformar em lucros aos produtores. “Muitos produtores terão perdas. Antes da seca, havia aproximadamente 25% de produtores com alguma preocupação sobre suas finanças, e, com essa seca, eu diria que isso poderia no mí­nimo dobrar”.

Buckley disse que qualquer dinheiro extra seria usado para compensar os altos custos dos alimentos animais, enquanto a produção de leite cairá bastante se não houver chuvas significativas nos próximos quinze dias.
Fonte: Dow Jones Newswires e do Radio New Zealand

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas