Trump anuncia a saída dos Estados Unidos do TPP

Trump anunciou suas primeiras medidas para quando tomar posse no cargo de Presidente dos Estados Unidos, no próximo dia 1º de janeiro. Uma delas é que os Estados Unidos abandonará o TPP, o Tratado de Associação Transpacífico (TPP)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trump anunciou suas primeiras medidas para quando tomar posse no cargo de Presidente dos Estados Unidos, no próximo dia 1º de janeiro. Uma delas é que os Estados Unidos abandonará o TPP, o Tratado de Associação Transpacífico (TPP), com 12 países do Oceano Pacífico, dentre eles os Estados Unidos, firmado em outubro passado e considerado um dos maiores acordos comerciais da história recente.

Conseguir esse acordo foi um dos pilares da presidência de Obama, e sair dele foi uma das promessas da campanha eleitoral de Trump. Para Obama, este acordo irá permitir que produtores, indústrias e pequenos comerciantes possam competir mais facilmente nos mercados mundiais ao eliminar mais de 18.000 impostos (em forma de tarifas alfandegárias) que os países impõem nas exportações de produtos dos Estados Unidos. O comércio dos Estados Unidos com os 11 países signitários do TPP representou 42% das exportações norte-americanas de produtos agropecuárias em 2014, o que quer dizer, estes 11 países são seus principais parceiros comerciais. Já Trump vê o contrário, e considera que o acordo é um “desastre potencial” para os Estados Unidos e quer substituí-lo negociando tratados comerciais bilaterais, que sejam justos e que gerem empregos e indústria nos Estados Unidos. Trump, até agora não falou nada sobre o TIPP (Tratado de Investimentos e Comércio Transatlântico), um acordo comercial bilateral entre Estados Unidos e União Europeia. É possível que as negociações continuem. A saída dos Estados Unidos do TPP representará, muito provavelmente, o fim do acordo. Alguns países signatários como o Japão, já questionam o acordo sem os Estados Unidos. Os 12 países do TPP são: Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Perú, Cingapura e Vietnã.

http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=9115:trump-anuncia-a-saida-dos-estados-unidos-do-tpp

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas