EUA buscam fim do sistema de lácteos do Canadá nas negociações do NAFTA

Lacteos do Canada - Os Estados Unidos foram para a quarta rodada de negociações comerciais do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) com uma proposta bombástica para desmantelar o setor de lácteos do Canadá.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Os Estados Unidos foram para a quarta rodada de negociações comerciais do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) com uma proposta bombástica para desmantelar o setor de lácteos do Canadá. O país governado por Trump acrescentou uma lista de demandas que seus parceiros comerciais dizem que seria impossível aceitar – à medida que as negociações se tornam mais tensas.
A proposta – entregue no último domingo (15) – efetivamente mataria o chamado sistema de gerenciamento da oferta do Canadá, eliminando completamente as tarifas em alguns produtos com oferta gerenciada. Os fundamentos da proposta foram posteriormente confirmados por funcionários dos EUA. O gerenciamento da oferta é um sistema de cotas e tarifas para o leite e outros produtos que as autoridades canadenses argumentam que evita o excesso de oferta e garante preços e produção estáveis. O presidente Donald Trump chamou o sistema de «injusto» para os produtores dos EUA, à medida que ele ameaça se afastar do NAFTA.
A proposta vem como aviso de que os Estados Unidos terão que reduzir as demandas – sobre questões automotivas, painéis de disputas, contratos governamentais e uma cláusula de caducidade – se quiserem um acordo. Enquanto isso, o Canadá se tornou mais pessimista na semana passada, à medida que a frustração cresce e a o reflexo começa a atingir o México, outro alvo público de Trump. Não se pode mais falar sobre simples «ajustes» do NAFTA.
“As exigências dos EUA parecem extremas. É preciso perguntar se o presidente Trump quer continuar com o NAFTA», disse John Weekes, o primeiro negociador canadense do acordo original. Ele agora é um consultor de negócios sênior no escritório de advocacia Bennett Jones LLP. «Ou ele está procurando uma desculpa para sair?»
O governo do Canadá descartou claramente a proposta de lácteos dos EUA, enquanto a Dairy Farmers of Canada chamou a proposta de «ultrajante». O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, a ministra canadense Chrystia Freeland e o ministro mexicano da Economia, Ildefonso Guajardo, se reunirão em Washington essa semana e deverão falar publicamente depois.
John Melle, o principal negociador do NAFTA nos Estados Unidos, confirmou em uma declaração por e-mail, que os EUA pediram maior acesso ao mercado canadense de produtos lácteos, aves e ovos, «com o objetivo de expandir as oportunidades de exportação para os produtores norte-americanos». Os canadenses vêm rejeitando há muito tempo mudanças no gerenciamento da oferta, com o ministro da Agricultura, Lawrence MacAulay, novamente apoiando o status quo na segunda-feira. «É um modelo para o mundo, e na verdade, é onde estamos. Precisamos de um acordo ‘certo’ e não vamos assinar nada”.
O ministro canadense do Comércio, Francois-Philippe Champagne, chamou a proposta de «obviamente inaceitável» para o Canadá. «Eu não sei se eles vão mudar de ideia, mas posso dizer que nós não mudaremos», disse ele. O México não aceitará as propostas contenciosas dos EUA, a menos que sejam diluídas, disse Antonio Ortiz Mena, ex-chefe de assuntos econômicos da embaixada dos EUA no México.
«Eu não acredito que eles vão aceitar o NAFTA a qualquer preço, por isso seria muito perigoso se envolver nessa tática de diplomacia arriscada», disse Ortiz-Mena, que agora é vice-presidente sênior do Albright Stonebridge Group. «Os Estados Unidos terão de decidir se tornarão suas posições mais flexíveis ou se retirarão».
As informações são do Bloomberg, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas