Fertilização in vitro já é realidade para pequeno produtor de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O pequeno produtor de leite em Alagoas inicia uma nova fase. Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e o Sebrae, o processo de reprodução por meio de transferência de embriões, com fertilização in vitro, foi disponibilizado ao pequeno produtor. Foram doados 28 mil doses de sêmens e ,além disso, três mil embriões foram disponibilizados. O custo do processo será subsidiado pelo Estado de Alagoas em 80%.

O primeiro implante de embriões do projeto para o pequeno produtor agrícola foi feito em Cacimbinhas, no povoado de Galinha dos Maias, no dia 24 de Julho de 2014. “É tudo de bom. Esse foi um dos melhores projetos para o pequeno produtor. Assim como veio o tanque de resfriamento, vêm também outras melhorias. Para a gente, essa é uma tecnologia de primeiro mundo. Isso vai nos proporcionar leite com mais qualidade para a gente ter mais rentabilidade no processo. Hoje nossas vacas produzem de 15 a 20 litros, mas vamos esperar que os bezerrinhos do futuro ampliem este patamar”, disse Abílio Neto, primeiro produtor beneficiado.

Na pequena propriedade, Neto tem dez vacas, das quais seis receberam a transferência.

A Seagri tem por objetivo, através desta ação, fazer com que a FIV (Fertilização In Vitro) seja acessível também para o pequeno produtor. O projeto foi desenvolvido paramelhorar a qualidade e quantidade na produção leiteira e fomentar a comercialização. Em longo prazo, este procedimento irá trazer melhoria para o rebanho de todo o Estado.

“Nós tivemos a oportunidade de conhecer este programa o ano passado e achamos que ele era muito parecido com a realidade de Alagoas. Ele está sendo feito na Colômbia, pelo Laboratório In Vitro Brasil. Nós entramos em contato e o laboratório veio a Alagoas, levamos a proposta para o Sebrae e fechamos parceria para implantar aqui. Para este ano serão mil prenhezes, e para o próximo, duas mil”, disse Hibernon Cavalcante, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri.

Integrante do Programa Mais Leite, que engloba uma série de ações que vão desde a qualidade do leite à nutrição dos animais, o melhoramento genético através da fertilização in vitro garante 85% de fecundação de fêmea, pois o sêmen é sexado. As vacas doadoras são de fazendas do sudeste do Brasil e têm genealogia conhecida, o que garante a qualidade do animal a ser gerado através deste processo.

http://www.tribunahoje.com/noticia/112427/economia/2014/08/02/fertilizaco-in-vitro-ja-e-realidade-para-pequeno-produtor-de-leite.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas