RS: laticínios gaúchos estão em processo de habilitação para a China, diz IGL

Laticícios gaúchos já podem se habilitar para exportar leite em pó para a China. E, na avaliação do diretor executivo do IGL, Ardêmio Heineck, talvez esse mercado colossal represente negócios concretos para os lácteos do Brasil antes do que a Rússia, que já habilitou algumas plantas no país.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Laticícios gaúchos já podem se habilitar para exportar leite em pó para a China. E, na avaliação do diretor executivo do IGL, Ardêmio Heineck, talvez esse mercado colossal represente negócios concretos para os lácteos do Brasil antes do que a Rússia, que já habilitou algumas plantas no país. Segundo Heineck, a China já tem um certificado de negócio recíproco com o Brasil datado de 2007 para carnes e produtos lácteos, o que corta um tremendo atalho burocrático. «Com isso, não é preciso que venha uma missão chinesa para avaliar plantas no Brasil», explica.

O executivo do IGL esteve em Brasília nesta quinta-feira (17), na Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para obter informações a respeito do processo de habilitação de plantas para exportar produtos lácteos para a China. O interesse é repassar as informações para as entidades e empresas gaúchas interessadas no mercado chinês. Em linhas gerais, o primeiro passo é requerer questionário junto ao Mapa. Todo o material precisa ser redigido em inglês e mandarim. Depois de pronto, o processo entra no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, que repassa para a SRI, que o envia para o Ministério de Relações Exteriores. O material então é confiado ao adido agrícola brasileiro em Pequim, que faz a entrega para as autoridades chinesas.

Todo o passo a passo burocrático da China será apresentado para os membros da diretoria do IGL nesta sexta-feira (17), em reunião de diretoria. «A China chega como o grande mercado comprador dos lácteos brasileiros possivelmente ainda em 2016. Isso deverá gerar renda aos laticínios brasileiros e aos produtores», avalia Heineck.

Fonte: Instituto Gaúcho do Leite (IGL)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas