#Leite contaminado chiníªs gera massiva importação do produto no paí­s

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um bebíª que sofre de pedra nos rins após consumir leite em pó contaminado recebe tratamento no Hospital Infantil de Chengdu em 22 de setembro de 2008, em Chengdu, proví­ncia de Sichuan
Um oficial chiníªs anunciou recentemente que a maior parte das fórmulas infantis de leite em pó na China são boas, mas tente dizer isso para os milhares de chineses que viajam para Hong Kong para comprar produtos não contaminados.

O número de pessoas que compram reservas de leite em pó em Hong Kong piorou tanto que o governo não apenas aprovou uma lei restringindo a compra a duas latas por pessoa, dizendo que ninguém pode levar mais de 1,8 kg do mesmo para fora da região, mas mesmo depois disso, oito traficantes de leite foram presos no primeiro dia. A pena pela violação é dura: HK$ 500 mil (US$ 64.515) e dois anos de prisão.

Após tudo isso, Lyu Xinhua, um porta-voz do regime chiníªs, disse ao público que não há nada para se preocupar, o que deixo o público furioso. Ele é porta-voz do órgão consultivo do Partido Comunista Chiníªs (PCC) que tem estado reunido com o legislativo-carimbo do paí­s em reuniões polí­ticas em Pequim desde 3 de março. Ele se referiu a um relatório das autoridades de quarentena chinesas que dizia que 99% do leite em pó no paí­s é bom, acrescentando, “Eu acredito que os serviços competentes já tomaram medidas e os problemas serão resolvidos gradualmente”, segundo o Diário da China.

No entanto, as pessoas não foram convencidas. “Independente do que dizem, as pessoas fazem tudo o que podem para trazer fórmula infantil do exterior e recusam produtos nacionais”, disse Xiang Qingyu, o pai de um bebíª que foi envenenado por leite em pó contaminado, í  Rádio Som da Esperança (SOH). “Desde 2008, as pessoas perderam a confiança no leite em pó doméstico. Agora, elas questionam a qualidade ainda mais.”

Em 2008, houve um escí¢ndalo público significativo sobre o leite em pó que havia sido contaminado com melamina. O regime disse que 300 mil bebíªs foram prejudicados, incluindo seis que morreram, mas Xiang Qingyu diz que o número poderia ser múltiplas vezes o oficial, a julgar pela relutí¢ncia dos médicos em diagnosticar seu próprio filho com pedras nos rins.

Lin Zixu, um analista independente de assuntos chineses, disse í  SOH que o escí¢ndalo da melamina foi “um incidente vergonhoso” e as autoridades chinesas devem ter se sentido constrangidas, mas, em vez disso, Lyu Xinhua tentou limpar a imagem do regime.

“Turistas chineses provocaram uma escassez de fórmula de bebíª em vários lugares da Europa, América, Austrália e Hong Kong”, disse Lin Zixu. “Será que isto não mostra que há um problema com o leite na China?”

Com base na declaração dos 99% de Lyu Xinhua, mesmo que a maioria do leite seja realmente segura, isso significa que cerca de 200 mil bebíªs na China estão consumindo produtos desclassificados. “Isso ainda é um número enorme!”, disse Lin Zixu.

As observações de Lyu Xinhua também foram criticadas no popular fórum online Kdnet.

“Que fórmula os netos de Lyu Xinhua estão bebendo?”, escreveu um comentarista.

“Será que o porta-voz pode, por favor, explicar quais são os 1% dos produtos não qualificados para que os pais possam evitá-los?”, perguntou outro. “Se ele realmente soubesse a resposta, não seria difí­cil dizer!”

Um terceiro comentou, “Todos os oficiais envolvidos com o incidente de leite em pó contaminado da Sanlu mantiveram seus cargos. Como pode o público tem qualquer confiança?”

A proeminente economista chinesa He Qinglian abordou a questão em seu último comentário, “A falta de leite em pó de qualidade reflete de fato muitos dos grandes problemas que a China enfrenta, como a credibilidade do governo, a reputação dos fabricantes, a poluição ambiental e seus efeitos sobre a cadeia alimentar.”

A Sra. He observou que, apesar de seu rápido crescimento econí´mico para a posição de segunda maior economia do mundo, a China não pode sequer satisfazer as necessidades de leite em pó seguro de suas próprias mães.

“De qualquer í¢ngulo que se veja a questão, isso é uma tragédia para a China. í‰ o resultado de inúmeras farsas polí­ticas, uma sobre a outra. Se até mesmo pequenas latas de leite em pó não podem tranquilizar as mentes das mães chinesas, pode o sonho de Pequim de se tornar uma superpotíªncia realmente se concretizar?”
http://www.epochtimes.com.br/leite-contaminado-chines-gera-massiva-importacao-do-produto-no-pais/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas