China é principal destino das exportações de Mato Grosso e Estado ocupa 6ª lugar em ranking

China - Principal compradora da soja mato-grossense, a China também é o principal destino para as exportações de quase metade dos estados do Brasil, de acordo com levantamento
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Principal compradora da soja mato-grossense, a China também é o principal destino para as exportações de quase metade dos estados do Brasil, de acordo com levantamento recente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). O balanço considera o ano de 2017 e aponta que Mato Grosso é responsável por 46% das exportações do grão. O milho figura como o segundo produto da lista, com 19% das vendas.
De acordo com Mdic, o Estado é o sexto colocado no ranking de exportações com U$ 14.728 milhões. O número corresponde a um acréscimo de 16, 99% em comparação ao último ano. Com relação as importações o montante é de 1.404,55, com alta de 18,45% em relação a 2016.
O mapa elaborado pelo Ministério mostra de forma clara o principal importador de cada uma das unidades da Federação. Assim, foi constado que a China, principal parceira comercial do Brasil, compra principalmente soja (43% do valor), minério de ferro e concentrados (22%) e óleos brutos de petróleo (15%).Ela é a principal importadora de 12 estados, incluindo Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e a maior parte do centro do país.
Leia: Número de famílias endividadas aumentou em média 0,6% no ano passado
Em seguida vem os Estados Unidos, maior importador de 6 estados: São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Ceará, Amapá, Paraíba. Sua pauta de importação é mais diversificada, com destaque para aviões (8,1%), óleos brutos de petróleo (9%) e produtos semimanufaturados de ferro ou aços (6,9%).A Argentina é a principal compradora de Amazonas e Pernambuco, Holanda lidera em Rio Grande do Norte e Sergipe e Hong Kong é o maior importador de Acre e Rondônia.
Já o Canadá é o principal comprador do Maranhão e a Venezuela é a principal compradora de Roraima. A recuperação dos preços internacionais de commodities e uma safra recorde ajudaram a balança comercial brasileira a fechar 2017 com o melhor saldo positivo registrado até hoje. No total o Brasil exportou US$ 67 bilhões a mais do que importou em 2017, o melhor resultado desde o início da série histórica, em 1989.
https://www.cenariomt.com.br/2018/01/16/china-e-principal-destino-das-exportacoes-de-mato-grosso-e-estado-ocupa-6a-lugar-em-ranking/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas