Gigante de laticínios da Nova Zelândia, Fonterra, registra prejuízo na China

Fonterra, gigante do setor lácteo da Nova Zelândia, registrou um prejuízo líquido de 348 milhões de dólares australianos (US $ 250 milhões) nos seis meses encerrados em 31 de janeiro.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Fonterra, gigante do setor lácteo da Nova Zelândia, registrou um prejuízo líquido de 348 milhões de dólares australianos (US $ 250 milhões) nos seis meses encerrados em 31 de janeiro.
A gigante neozelandesa do setor de lácteos, Fonterra, caiu nesta quarta-feira, depois de uma queda maciça em seus negócios na China, e anunciou a saída de seu executivo-chefe, Theo Spierings.
A Fonterra registrou um prejuízo líquido de US $ 250 milhões nos seis meses até 31 de janeiro, abaixo do lucro de US $ 418 milhões no mesmo período do ano anterior.
A empresa culpou a baixa de uma baixa contábil de NZ $ 405 milhões no valor de sua participação na empresa de comida para bebês chinesa Beingmate e os custos decorrentes de um susto de contaminação em 2013.
A Fonterra foi condenada no final do ano passado a pagar à Danone NZ $ 183 milhões em danos em relação ao incidente de 2013, quando os temores de contaminação em ingredientes fornecidos pela Fonterra forçaram a empresa francesa a fazer recalls globais de fórmulas infantis.
O presidente John Wilson reconheceu que os acionistas seriam “legitimamente desapontados” com alguns dos números, mas apontaram para o desempenho geral da Fonterra.
Ele disse que quando os custos foram retirados, a Fonterra registrou um lucro líquido de NZ $ 248 milhões, 36% abaixo do período correspondente anterior.
Wilson também disse que está em andamento um trabalho para melhorar o desempenho do Beingmate Group, sediado em Hangzhou, que a Fonterra comprou em 2014, na esperança de aproveitar a crescente demanda chinesa por fórmulas infantis.
“O baixo desempenho continuado do Beingmate é inaceitável”, disse ele, com a empresa chinesa lutando em meio a uma competição acirrada.
“A oportunidade no mercado chinês de fórmulas infantis permanece, assim como o potencial para a nossa parceria Beingmate – mas uma transformação comercial imediata é necessária para o Beingmate”.
A Fonterra também anunciou que Spierings sairia no final deste ano, após sete anos no comando.
A declaração da cooperativa sobre sua saída não ligou as enormes perdas anunciadas na quarta-feira, dizendo que o planejamento da sucessão começou em novembro.
“Agora é hora de um novo CEO que possa liderar a cooperativa nesta próxima fase … é também o momento certo para mim pessoalmente. Estou ansioso por novos desafios”, disse Spierings.
O Fundo de Acionistas da Fonterra, o braço listado da Fonterra, estava estável em NZ $ 5,83 no início do pregão na bolsa de valores da Nova Zelândia. 5 (100%) 1 vote
https://opiniaogoias.com.br/jornal-de-goiania-gigante-de-laticinios-da-nova-zelandia-fonterra-registra-prejuizo-na-china.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas