Você sabia que é possível melhorar, ainda mais, o leite oferecido às suas bezerras?

Bezerras - Produtores de leite que buscam maior eficiência no seu negócio sabem que é durante a fase de aleitamento que se inicia a construção de um rebanho leiteiro altamente produtivo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Produtores de leite que buscam maior eficiência no seu negócio sabem que é durante a fase de aleitamento que se inicia a construção de um rebanho leiteiro altamente produtivo. Uma taxa de crescimento adequada é alcançada nesta fase quando as exigências nutricionais das bezerras são supridas através de alimentos de alta qualidade. Para isso, é comum o fornecimento de leite, principal alimento neste período, de alto valor nutritivo, rentável e prontamente disponível.
Interessante, e ao mesmo tempo desafiador, é que de maneira geral, cerca de 60% das fazendas leiteiras alimentam suas bezerras com leite integral, e grande parte desses produtores usam o também conhecido como “leite-descarte” (leite não vendável para a indústria), no programa de aleitamento. Essa realidade é mais comum em regiões onde o uso do pasteurizador é utilizado, uma vez que a pasteurização permite eliminar bactérias e patógenos presentes no leite, importante para saúde e desenvolvimento animal, porém não corrige suas deficiências nutricionais. Dessa forma, mesmo com a qualidade sanitária atingida pelo processo de pasteurização, o desbalanço nutricional desse leite não assegura uma taxa diária de crescimento e condição de saúde ideal às bezerras.
É importante lembrar que mesmo sendo rentável, o uso de “leite-descarte” pode proporcionar alguns riscos na criação das bezerras já que usualmente o leite de vacas recém paridas (colostro) é rico em gordura e proteína e o leite de vacas com mastite apresenta menor concentração de sólidos e gordura. Essa variação dos nutrientes, combinada com o impacto da diluição por água oriunda da lavagem de equipamentos, torna a composição menos consistente, levando ao aumento do número de doenças gastrointestinais, principalmente a diarreia nas bezerras.
Como o “leite-descarte” não é totalmente balanceado para nutrição adequada das bezerras, esse desequilíbrio na relação gordura/proteína e a deficiência em várias vitaminas e minerais, inibe o crescimento muscular e limita a ingestão de alimentos sólidos, principalmente ração, que é crítica ao desenvolvimento do rúmen e o desleite adequado do animal.
Mas, como oferecer uma dieta nutricional correta e ao mesmo tempo rentável na fase de aleitamento?
Pensando neste desafio, a Cargill Nutrição Animal, com sua ampla experiência e conhecimento na área de bezerras e novilhas, desenvolveu o Nurture Corrector, uma solução que melhora a qualidade e consistência do leite oferecido as bezerras, proporcionando um programa nutricional mais adequado durante a fase de aleitamento. O Nurture Corrector consegue suprir as deficiências nutricionais do leite oferecido as bezerras, equilibrando a relação gordura/proteína, balanceando o conteúdo de sólidos e adicionando as vitaminas e minerais necessários. Além disso, o Nurture Corrector conta com a tecnologia NeoTec 4 que melhora a saúde intestinal do animal, reduzindo riscos de doenças e melhorando a taxa de crescimento, principalmente em momentos de alto desafio de estresse e manejo.
Para o uso ainda mais adequado da solução, a Cargill disponibiliza gratuitamente o aplicativo «Whole Milk Today», que auxilia o usuário no cálculo da quantidade ideal do Nurture Corrector, leite e água a serem utilizados na preparação. Para tanto, o usuário deve apenas inserir o número referente ao valor de BRIX do leite usando um refratômetro, e imediatamente o sistema faz os cálculos necessários para misturar o leite ideal para os animais.
Com a solução é possível combinar todo volume excedente de leite de descarte, com o melhor da tecnologia disponível e garantir um programa nutricional adequado e rentável. Nurture Corrector, leite corrigido, resultado garantido.
Sobre a Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.
Sobre a Nutron
A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. Há 23 anos no País, a marca sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

http://www.segs.com.br/demais/110763-voce-sabia-que-e-possivel-melhorar-ainda-mais-o-leite-oferecido-as-suas-bezerras

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas