Visita técnica mostra manejo rotacionado no sistema Voisin

Será realizada nesta sexta-feira (11.03), uma visita técnica sobre Manejo de Piquetes Rotacionados no Sistema Voisin para bovino leiteiro, no Assentamento Rural Raimundo da Rocha, localizado no município de Nortelândia (253 km a Médio Norte de Cuiabá).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Será apresentada uma tecnologia ecológica em que o animal deve permanecer confinado poucos dias no mesmo piquete. O evento contará com a participação de produtores rurais, técnicos e outros. A visita começa a partir das 09h.

Os visitantes vão percorrer primeiro o Sítio São Lucas, do produtor rural Adelino Antônio da Silva, que montou 23 piquetes em sua propriedade para o gado de leite produzir mais no pastoreio rotativo. Em seguida, a visita será no Sítio Almeida, do produtor Benedito Paulino de Almeida, que implantou 30 piquetes.

O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Rafael de Assis Simões, e a zootecnista Jéssica Coutinho da Silva vão mostrar que no sistema Voisin, o gado engorda mais e produz mais leite. Além disso, é possível manter maior quantidade de animais na área do que no pastoreio convencional, tornando a pecuária mais lucrativa. É considerado um sistema ecológico, porque muitas formas de vida podem sobreviver na pastagem e no solo, favorecendo a biodiversidade.

Conforme Rafael será apresentado aos participantes o tamanho dos piquetes, o número de animais em cada piquete, altura ideal das forrageiras no pasto e outras questões técnicas. A área de pastagem é dividida e os animais pastejam intensamente um piquete, e vão para outro. O sistema promove um rodízio. “O pastejo rotacionado é caracterizado por períodos curtos de ocupação, às vezes inferiores a um dia e com no máximo três dias”, esclarece Simões.

http://www.folhamax.com.br/cidades/visita-tecnica-mostra-manejo-rotacionado-no-sistema-voisin/78781

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas