Visita técnica do Senar orienta Produtores

Encontro foi realizado em Terenos e ofereceu aos produtores de Camapuã e Sidrolândia, oportunidade de trocar experiências e conhecer técnicas de baixo custo e sustentabilidade ambiental.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Uma visita técnica realizada pelo Senar, no último dia 24, em Terenos ofereceu a 15 produtores de leite dos municípios de Camapuã e Sidrolândia, a oportunidade de trocar experiências e conhecer técnicas de baixo custo e sustentabilidade ambiental.

A utilização de silagem com capim napiê e a biofertilização na irrigação de pastagens chamaram a atenção dos visitantes que foram até o assentamento Santa Mônica. Os proprietários, Edson Aparecido Dias e Fabiana Oliveira, recebem há um ano e meio atendimento do programa Mais Leite, uma das vertentes de atuação da metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial e compartilharam as informações adquiridas na assistência técnica. “Quando começamos a ser atendidos produzíamos 45 litros diários com 16 animais. Hoje já cheguei a 180 litros e quero terminar o ano com 300”, planeja Fabiana.

Questionado sobre a ideia de utilizar a irrigação com biofertilizante, Dias explicou que a técnica surgiu de um problema com acúmulo de dejetos dos bovinos.

O produtor Jurani Rodrigues Ferreira, de Camapuã, também é assistido pela assistência técnica do Senar está animado com a possibilidade de implantar a irrigação na sua propriedade.

O biofertilizante é uma técnica obtida a partir da fermentação de resíduos da lavoura ou dejetos de animais, sem a presença de ar, que pode ser utilizado na produção de biogás, fertilizante líquido ou defensivo agrícola. Entre as vantagens de utilização estão o baixo investimento e o fato de não ser poluente, o que alivia o custo de produção do produtor rural. A pesquisadora da Embrapa, Talita Delgrossi Barros destaca em uma publicação divulgada na Agência de Informação e Tecnologia o diferencial obtido na biofertilização.

Para o produtor familiar José Vieira Lima, morador no assentamento Jiboia, em Sidrolândia a técnica oferece alternativas de produção em pequenas propriedades, como é o seu caso.

Troca de experiências

A finalidade da visita também foi de conhecer o trabalho da cooperativa Cooplaf – Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar que registra atualmente 480 cooperados que se dedicam a atividade de pecuária de leite e hortifrutigranjeitos. Com pouco mais de três anos de funcionamento e composta por produtores familiares oriundos dos oito assentamentos existentes na região de Terenos, a cooperativa é hoje referência do trabalho promovido pela assistência técnica do Senar.

O atual presidente, Maikon Queiroz, fez um breve relato da trajetória do grupo e explicou que a cooperativa nasceu da conscientização dos produtores que, trabalhando juntos, conseguiriam melhores oportunidades de escoamento da produção. Queiroz explica que o leite produzido na região é armazenado em 44 tanques e transportado até o laticínio Lactalis. “A indústria instalou os tanques e cuida da logística e nós somos responsáveis pela manutenção dos recipientes. Atualmente o preço pago por litro de leite é R$ 0,90 aos cooperados”.
http://www.progresso.com.br/cidades/visita-tecnica-do-senar-orienta-produtores

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas