Vice-governador organiza reunião para tratar da indústria leiteira no Pará

O vice-governador Zequinha Marinho começou a organizar reuniões com outros órgãos do governo para tratar da expansão da indústria leiteira no Estado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O vice-governador Zequinha Marinho começou a organizar reuniões com outros órgãos do governo para tratar da expansão da indústria leiteira no Estado
O vice-governador Zequinha Marinho defende que o Pará esteja entre os maiores produtores de leite e derivados. Este ano ele começou a organizar reuniões com outros órgãos do governo para tratar do assunto. Com esse objetivo, esteve reunido com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No encontro foi feita uma análise do projeto Balde Cheio, em execução em alguns Estados brasileiros, capitaneado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a partir do modelo que vem sendo usado em Tocantins. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira por meio da transferência de tecnologia, atendendo entidades públicas e os produtores de leite. A metodologia usa a «sala de aula prática», com pesquisadores e produtores atuando juntos para a troca de experiências, permitindo a fixação da família no meio rural.

Para o vice-governador, é ainda um começo de trabalho, mas é uma iniciativa que tem que ter continuidade, visando o desenvolvimento do Estado. «Para haver uma mudança de comportamento é preciso formação. É um processo longo e que envolve o poder público, os produtores rurais, todos os envolvidos nessa cadeia produtiva do leite. Temos que entrar no mundo produtivo e competitivo, até para podermos atrair indústrias. Temos que produzir mais e com qualidade», observou Zequinha Marinho.

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, falou do desafio a ser transposto e do quanto o Pará tem todas as especificidades necessárias para esse tipo de indústria da pecuária. «É um desafio que vale a pena ser encarado. Temos todos os recursos naturais apropriados para termos uma alta produção de leite. Precisamos qualificar o produtor e monitorar a qualidade e a melhor remuneração», destacou. (Com informações de Tylon Maués, da Ascom Adepará)
Aurea Gomes
Vice Governadoria
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=121094

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas