Veja dicas para aumentar a produção de leite

Produção/SP - O preço do leite pago ao produtor tem gerado grandes preocupações para quem vive da atividade. Para diminuir os prejuízos, o produtor Edmilson Panelli, de Tietê, no interior de São Paulo, investiu cerca de R$ 1 milhão em eficiência para garantir mais qualidade e volume de leite produzido. Ele dá algumas dicas para conseguir o sucesso no mercado e conta como saiu da produção diária de 50 litros em 2007 para a produção atual, de 1.500 litros.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção/SP – O preço do leite pago ao produtor tem gerado grandes preocupações para quem vive da atividade. Para diminuir os prejuízos, o produtor Edmilson Panelli, de Tietê, no interior de São Paulo, investiu cerca de R$ 1 milhão em eficiência para garantir mais qualidade e volume de leite produzido.  Ele dá algumas dicas para conseguir o sucesso no mercado e conta como saiu da produção diária de 50 litros em 2007 para a produção atual, de 1.500 litros.

“Eu costumo dizer que para aumentar a produtividade é preciso investir em um tripé, que passa pelo melhoramento genético, uma boa alimentação e um manejo adequado. Além disso, é preciso ter foco, determinação e perseguir o que você quer», disse Panelli.

Genética A primeira atitude tomada pelo produtor foi a de investimento em melhoramento genético para o seu rebanho. A dica dada por Edmilson Panelli para quem não tem dinheiro suficiente para comprar vacas prontas, é investir em cruzamentos até que se consiga uma linhagem ideal. “Como na época faltava dinheiro para comprar um gado já pronto, eu resolvi fazê-lo. Eu fiz sobre um gado extremamente rústico, que produzisse de 13 ou 10 litros de leite, mas com uma rusticidade como a do Gir, por exemplo, que aguentasse calor, estresse térmico e tudo de ruim que estivesse no ambiente.”

Com esse primeiro cruzamento, o produtor foi criando uma linhagem mais resistente e com maior eficiência. “Com esse animal, vim trazendo filhas que me trouxeram as gerações que tenho hoje, com uma produção de 27 litros por dia. As avós dessas novilhas produziam menos do que a metade disso, mas  +trouxe a essa genética a rusticidade que eu queria. Agora eu tenho um animal com 5/8 de sangue puro, mas com a rusticidade bem maior do que o puro”, falou. Manejo O segundo fator importante para o aumento da produção, segundo Panelli, está no manejo adequado do gado.

“A vaca aprende uma lição e, dificilmente, aprende outra. Ela insiste e persiste sempre daquele jeito. Se você trouxer um bem-estar para ela em um local sem competição por alimento, sombra, água boa e manejo sem cachorro ou sem gente gritando, sem pauladas, esse animal vai dar o que ele tem de melhor para você. Na hora da produção, ele vai colocar a genética dele, pois você fez de tudo”, disse. Alimentação Além da qualidade de vida para o animal, o produtor ressalta a importância em ter controle do volumoso produzido para o rebanho.

Na propriedade dele, existe uma plantação de milho que é utilizada como base para a alimentação das vacas. “Eu tenho um domínio completo, com irrigação, maquinário e adensamento de plantio, tanto no inverno quanto no verão. A gente faz 3 janelas de plantio, sempre voltado com o foco para a vaca. Então, nessa parte do volumoso, eu consigo ter o custo menor e uma eficiência melhor no mercado e, da parte que eu compro da ração, um dos ingredientes é o milho que eu produzo e forneço para a minha ração.” Vídeo

 

http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=9351:veja-dicas-para-aumentar-a-producao-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas