Vacas felizes produzem mais leite

RIO - Os criadores de vacas leiteiras devem cuidar do bem-estar de seus animais se quiserem lucrar mais. É o que afirmam cientistas da Universidade do Wisconsin,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vacas felizes produzem mais leite
RIO – Os criadores de vacas leiteiras devem cuidar do bem-estar de seus animais se quiserem lucrar mais. É o que afirmam cientistas da Universidade do Wisconsin, estado americano famoso por sua indústria de laticínios, em iniciativa que está mostrando aos fazendeiros locais que deixar os animais felizes significa conseguir mais leite.
— Creio que é realmente importante dar a elas um tratamento de spa — diz Nigel Cook, que dirige a Iniciativa Dairyland (”terra dos laticínios”, em tradução livre), da Escola de Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison, desde 2010.
Cook e sua equipe percorrem as fazendas de leite do estado para aconselhar os criadores sobre como aliviar o estresse das vacas, e agora criaram um site na internet para compartilhar suas recomendações com o resto do mundo. Entre as medidas defendidas está a de construir baias maiores e estábulos mais arejados e procurar alimentar todas vacas no mesmo horário, já que animais de rebanho preferem fazer as coisas juntos. Mas, segundo ele, uma das maiores preocupações dos criadores deve ser com as dores nas patas das vacas, em especial as que passam muito tempo em pé, sem um lugar confortável para deitar.
— Isto afeta a maneira como ela (a vaca) descansa, como produz leite, sua capacidade de reprodução e, em última forma, até sua capacidade de continuar na fazenda — explica.
Uma solução, conta Cook, é levar a vaca para a “praia” ou, ao menos, a versão rural de uma:
— Um leito macio de areia cria um ambiente onde as vacas podem descansar metade do dia.
São conselhos que o criador americano Mitch Breunig tem seguido de perto com as cerca de 400 vacas que mantém na Mystic Valley Dairy. Ele gastou mais de US$ 100 mil (cerca de R$ 325 mil) em melhorias na fazenda com o objetivo de deixar os animais mais felizes e diz que o investimento está valendo cada centavo.
— Se você tirar o estresse delas, de fato produzem mais leite, e o mais interessante é que fazem isso comendo menos ração — conta.
Segundo Breunig, desde que adotou as medidas de bem-estar dos animais, sua produção subiu de cerca de 13 galões (49 litros) de leite por dia por vaca para 15 (57 litros). Além disso, acrescenta, suas vacas estão se machucando com menos frequência e vivendo — e produzindo — um ano a mais.
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/vacas-felizes-produzem-mais-leite-21578970

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas