Vacas “felizes” produzem leite com maior teor de cálcio

Um estudo elaborado pela Universidade de Wisconsin – Madison, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que vacas “felizes” produzem leite com maior teor de cálcio.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo reportagem da Agência Ansa, o trabalho, publicado no Journal of Endocrnology, foi baseado na administração de serotonina, o “hormônio do bom humor”, em vacas de uma fazenda.

Os pesquisadores partiram do diagnóstico de que o leite, o queijo e o iogurte são fontes primárias de cálcio, fundamental para a saúde dos ossos do corpo humano; mas que entre 5 e 10% das vacas de leite sofrem de hipocalcemia ou têm baixos níveis de cálcio, com consequências negativas sobre os nutrientes do produto que geram. Tomaram como parâmetro estudos antecedentes realizados em roedores, quando foi observado que a serotonina desempenhava papel primordial para manter os níveis de cálcio.

Resultados

A partir dos dados, os pesquisadores norte-americanos estudaram o potencial do hormônio mencionado para aumentar os níveis de cálcio no leite. A conclusão foi que a administração da uma substância química que se transforma em serotonina em 24 animais de raças distintas melhorou o estado geral do cálcio. As vacas Holstein mostraram níveis mais altos do mineral no sangue. Os próximos estudos serão concentrados no mecanismo molecular com o qual a serotonina regula o cálcio, com o objetivo de administrar este hormônio em vacas como medida preventiva da hipocalcemia.

http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=7051:vacas-felizes-produzem-leite-com-maior-teor-de-calcio

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas