Vaca bate recorde mundial com a maior produção de leite em MG

Vincenza, como é chamada, vive em fazenda em São José da Barra, MG. No mesmo local, outras duas vacas já conquistaram recordes mundiais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Uma vaca do Sul de Minas conquistou a marca de maior produção de leite na categoria “fêmea jovem” durante um torneiro em Passos (MG) e se tornou recordista mundial. O título foi conquistado na última semana. Mas não é pra menos, a Vincenza, como é chamada a vaca que vive na Fazenda São José do Can Can, em São José da Barra (MG), recebe tratamento especial.

Os cuidados com o animal são inúmeros: ela toma banho para se refrescar, recebe carinho e na baia onde ela vive, a limpeza é frequente, além da comida, que é sempre fresquinha, por isso, ela se destacou na 53ª Exposição de Passos. Segundo o preparador de animais de eventos, Aldo Sagio, a vaquinha é exigente.

“Ela que escolhe o que vai comer, tem dia que quer algo mais forte, tem dias que quer só salada. Ela é que manda na gente”, disse.

Mas, tudo isso tem um motivo, que é aumentar a produção de leite da vaca. No torneio, ela teve a maior média mundial e o leite que ela produziu não coube nas latas tradicionais, que são de 50 litros. Com a marca de 56 litros de leite, Vincenza alcançou a maior marca do mundo.

O segredo daqui é que investimos na genética, na alimentação e no manejo dos animais»
O resultado obtido pela vaca foi oficializado pela Associação Brasileira de Criadores de Gado Leiteiro. “Calculamos por ordenhas, então ela teve 10 ordenhas em intervalos de 8 horas cada, aí descartamos a maior e fizemos a média com as outras 9”, explicou o pecuarista e administrador da fazenda que Vincenza vive, Rodrigo Coelho.

No entanto, ela não é a única da fazenda a desfilar com a faixa de campeã. A vaca Jiba já bateu duas vezes o recorde mundial também da produção de leite, na categoria “fêmea jovem” e a vaca Bruna já bateu uma vez na categoria “fêmea adulta”.

“O segredo daqui é que investimos na genética, na alimentação e no manejo dos animais”, completou Rodrigo Coelho.

Outra boa notícia é que pecuaristas de vários países como Venezuela, Colômbia e Estados Unidos tem procurado óvulos das vacas recordistas. A nova aposta da fazenda é a Viafara, companheira de baia de Vincenza. Ela está sendo preparada para o próximo torneio leiteiro em abril, em Uberaba (MG).

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/03/vaca-bate-recorde-mundial-com-maior-producao-de-leite-em-mg.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas