Uso de minerais orgânicos auxilia no desempenho em rebanhos de leite

Uma dieta com base de alguns tipos de minerais na forma orgânica pode melhorar a capacidade de resposta imune do animal, e deixá-lo mais preparado para lidar com alguma infecção, como o caso da mastite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uso minerais Uma dieta com base de alguns tipos de minerais na forma orgânica pode melhorar a capacidade de resposta imune do animal, e deixá-lo mais preparado para lidar com alguma infecção, como o caso da mastite.
Alguns produtores que estão utilizando a dieta no rebanho perceberam que houve um ganho do desempenho na produção de leite. No interior paulista, Paulo Augusto administra uma propriedade com produção diária de 1,2 mil litro de leite, e há seis meses mudou a dieta dos animais. Ao optar pela ração formulada com solução que traz uma composição que contém 100% orgânicos, verificou-se uma queda de 80% no índice de mastite no rebanho.
O produtor Wilson Eugênio Assis, do sul de Minas Gerais, também adotou a estratégia e percebeu a melhora na digestibilidade da dieta das vacas de sua fazenda, que tem 100 animais. Os resultados apontados estão relacionados às características dos minerais em sua forma orgânica, que possuem melhor biodisponibilidade no trato digestivo dos animais e, por estarem na forma orgânica, não interagem com outros ingredientes.
Os minerais nesse formato também podem melhorar a capacidade de resposta imune do animal, deixando-o preparando para lidar com uma infecção, como o caso da mastite. De acordo com o nutricionista Márcio Vassalo, os produtores que optaram por testa essa nova formulação relataram que o produto melhorou diversos aspectos como, por exemplo, a reprodução dos animais e a questão da mastite.
Além disso, outro beneficio da fórmula orgânica está relacionada ao casco. Segundo o gerente de gado de leite da Alltech, Daniel Lobato, “quanto mais problema de casco a vaca tiver, menos vai se alimentar e, consequentemente, menos leite vai produzir. Como os animais podem ficar expostos ao contato com barro, ambiente contaminado, ou são criados em confinamento (muito contato com concreto), o uso de minerais na forma 100% orgânica na dieta favorece o fortalecimento dos cascos”.
http://www.capitalnews.com.br/rural/uso-de-minerais-organicos-auxilia-no-desempenho-em-rebanhos-de-leite/303140

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas