Uso do capim-elefante BRS Kurumi se expande em sistemas de produção de leite a pasto

O alto potencial de produção de forragem da cultivar BRS Kurumi com excelentes características nutricionais permite intensificar a produção de leite a pasto com menor uso de concentrado, altas taxas de lotação e excelente desempenho por animal.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Esta variedade de capim-elefante anão será apresentada pela Embrapa no Show Rural Coopavel 2016, em Cascavel-PR, de 1º a 5 de fevereiro.

A BRS Kurumi foi lançada pelo programa de melhoramento vegetal da Embrapa em 2012. É indicada para uso forrageiro nos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. No Rio Grande do Sul, a cultivar tem se destacado, pois o bom crescimento até meados de maio debela o vazio forrageiro outonal, bem como a maior tolerância às geadas e a velocidade de rebrotação antecipam a produção de forragem na primavera. A adoção da BRS Kurumi se expande também entre produtores de Santa Catarina, do Paraná e do Sudeste do país.

Dentre as características, tem crescimento vegetativo vigoroso, com rápida expansão foliar e intenso perfilhamento. Apresenta porte baixo (80 a 90 cm), elevada proporção de folhas e pequeno alongamento do colmo, o que facilita o consumo pelo animal e o manejo, sem necessidade de roçadas frequentes. A cultivar é recomendada para sistemas de pastejo rotacionado, com alta produção de forragem. Em estudos conduzidos na Embrapa Gado de Leite, a taxa de acúmulo durante o período chuvoso variou entre 120 a 170 kg de matéria seca por hectare/dia, com boa estrutura de pasto.

O material é superior às demais cultivares de capim-elefante na qualidade nutricional. Os teores de proteína bruta têm variado entre 18 e 20% e os coeficientes de digestibilidade entre 68 e 70%, considerando o extrato acima da altura do resíduo. Como resultado, é possível obter de 18 a19 litros de leite por vaca/dia, fornecendo apenas suplementação energética.

Mais informações poderão ser obtidas com o pesquisador Paulino Andrade, da Embrapa Gado de Leite, em palestra sobre a cultivar na Estação do Conhecimento do Show Rural Coopavel. A apresentação será na quarta-feira (3), às 16h, e na quinta-feira (4), às 11h30.

Carolina Rodrigues Pereira (MTb 11055-MG)
Embrapa Gado de Leite
gado-de-leite.imprensa@embrapa.br
Telefone: (32) 3311-7548

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas