USDEC: descobertos novos benefícios de proteínas do soro do leite

Continuam crescendo novas evidências científicas que apoiam os benefícios para a saúde referentes às proteínas do soro do leite, tanto para homens quanto para mulheres.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Continuam crescendo novas evidências científicas que apoiam os benefícios para a saúde referentes às proteínas do soro do leite, tanto para homens quanto para mulheres.
Como parte de seus esforços contínuos para mostrar os benefícios das proteínas lácteas ao longo da vida, o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (USDEC) está compartilhando novas atualizações sobre como as proteínas do soro de leite podem ajudar consumidores a alcançar as metas de saúde em suas vidas cotidianas.
“Embora pesquisas tenham demonstrado a capacidade única das proteínas lácteas de ajudar a melhorar a composição corporal durante a perda de peso, aumentar a massa muscular combinada com o treinamento de resistência e ajudar na recuperação muscular após exercícios de resistência, as pessoas muitas vezes imaginam esses benefícios como reservados para atletas jovens e competitivos”, disse Matt Pikosky, vice-presidente da Nutrition Science & Partnerships no Conselho Nacional de Lácteos dos Estados Unidos. «Novas pesquisas indicam que as proteínas lácteas têm grandes benefícios para as mulheres – sem aumentar o peso – bem como para indivíduos de idade mais avançada».
Os benefícios da suplementação proteica do soro do leite são bem demonstrados em homens, mas menos estudados em mulheres. Uma nova pesquisa publicada na Nutrition Reviews sugere que a proteína do soro de leite também produz resultados positivos em mulheres. Nesta revisão sistemática e meta-análise de 13 ensaios clínicos aleatórios, totalizando cerca de 500 mulheres adultas, os pesquisadores descobriram que a adição de proteína do soro de leite a uma dieta diária melhorou a composição corporal por aumentos modestos na massa magra sem influenciar as mudanças na massa gorda. Além disso, as melhorias na composição corporal foram ainda maiores durante dietas hipocalóricas, o que sugere que a proteína do soro de leite pode ser especialmente útil para preservar a massa muscular magra durante os períodos de perda de peso.
Outro artigo recentemente publicado no Advances in Nutrition apoia o papel da proteína, particularmente o aminoácido leucina, na prevenção da perda muscular relacionada com o avanço da idade. A evidência disponível apoia que a leucina, quando consumida como parte de uma dieta rica em proteínas, pode ser especialmente benéfica para preservar a massa muscular, pois desempenha um papel fundamental na estimulação da síntese de proteína muscular. Assim, uma atenção especial deve ser dada ao consumo deste aminoácido. Uma das melhores fontes de leucina é a proteína do soro de leite. Com base em suas descobertas, os autores recomendam que os indivíduos mais velhos consumam um mínimo de 1,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal – quantidade 50% maior que a ingestão atual recomendada para adultos saudáveis. Recomendações adicionais sugerem um espaçamento uniforme na ingestão de proteínas ao longo do dia para maximizar a síntese de proteína muscular.
Estes são apenas dois de um número crescente de estudos que apoiam os benefícios da incorporação da proteína do soro de leite nos planos alimentares diários. A proteína do soro de leite é um ingrediente versátil que pode ser adicionado aos alimentos, como smoothies, iogurtes, aveia ou manteigas, como uma maneira conveniente de aumentar o consumo de proteínas ao longo do dia. Para oferecer aos consumidores mais opções, os fabricantes de alimentos estão desenvolvendo produtos inovadores que incorporam as proteínas do soro em vários lanches, barras nutricionais, misturas de panificação, bebidas e muito mais.
«Nem todas as fontes de proteínas podem ter esses benefícios, dadas as diferenças na qualidade das proteínas», disse Kara McDonald, vice-presidente de Comunicações Globais de Marketing da USDEC. “Como a maior produtora mundial de leite de vaca e ingredientes de soro de leite, a indústria de lácteos dos EUA está posicionada de forma única para ajudar os formuladores a atender a demanda dos consumidores por ingredientes produzidos de forma sustentável, nutritivos, funcionais, versáteis e seguros”.
Vale destacar que a indústria de lácteos dos EUA oferece hoje um portfólio sustentável de ingredientes lácteos nutritivos e funcionais de alta qualidade, facilitando para os fabricantes locais de alimentos e bebidas capitalizar essas tendências de mercado e criar novos produtos relevantes.
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas