Unidades de referência aumentam a produtividade do leite em Água Azul do Norte

O agricultor Olício Batista aplicou as novas tecnologias na industrialização do leite, na produção de muçarela e espera produzir ração alternativa para o gado.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Unidades Demonstrativas (UD) que trabalham especificamente a melhoria da qualidade do leite implantadas em Água Azul do Norte, sudeste paraense, começam a registrar os resultados esperados pela equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O número de litros diários de leite por animal, que em média era de cinco, agora já chega a sete (o equivalente a um aumento de 30%), especialmente nas quatro comunidades de implantação do projeto.

A expectativa da Emater é que o projeto, implantado em agosto de 2014, consiga elevar a produtividade leiteira por animal em até 40%. Participam da ação 80 famílias, sendo 20 em cada comunidade envolvida: Glebas Pium e Marabá, Vila Jussara e Mineirinhos. Os agricultores envolvidos no processo fazem parte da chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada pela Emater.

As UDs trabalham especificamente com a adoção de tecnologias, correção de solo, pastejo rotacionado e ordenha leiteira, que ajudam a diminuir o tempo de retirada do leite do animal, melhoram a qualidade do produto – porque é realizada obedecendo as boas práticas indicadas para o processo – e diminuem o tempo de trabalho do agricultor. “Tenho aplicado algumas dessas tecnologias e também já consigo industrializar meu leite, produzindo muçarela. Procuro integrar as atividades e agora quero produzir milho para garantir ração alternativa para o gado”, diz o agricultor Olício Batista.

Diariamente, são produzidos cerca de 70 mil litros de leite. A produção, que tem mercado garantido, é entregue resfriada, mas a Emater incentiva e capacita os agricultores a agregarem valor ao que geram, com a produção de queijo e outros derivados do leite. “Estamos incentivando os agricultores a se organizarem em associação ou cooperativa, a fim de garantirem a verticalização da produção. Isso vai melhorar a qualidade de vida, a renda da famílias e ainda gerar emprego. A melhoria genética do rebanho também é uma prática incentivada”, explica o técnico e chefe local da Emater no município, Cesar Augusto Barros.
Iolanda Lopes

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=110072

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas