UE propõe a liberação das importações de carne, lácteos, grãos e sucos de fruta do Mercosul

UE Mercosul - Após anos de negociações, a União Europeia apresentou uma possível ‘carta branca’ às negociações comerciais bilaterais com os países do Mercosul.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Após anos de negociações, a União Europeia apresentou uma possível ‘carta branca’ às negociações comerciais bilaterais com os países do Mercosul. Os produtos em pauta são carne bovina, lácteos, milho, trigo, entre outros. Também estão incluídas ofertas de acesso ao mercado de sucos de frutas – inclusive as cítricas – ovos, mel etc.
A UE oferecerá um comércio completamente livre ‘em aproximadamente três quartos’ das importações de produtos agroalimentares do bloco sulamericano composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai por um período de 10 anos.
Detalhes da liberação
Um documento confidencial da UE, que resume a oferta obtida pelo IEG Vu, confirma que o bloco europeu está disposto a oferecer acesso isento de impostos a 83,2% das linhas tarifárias, garantindo melhor acesso ao mercado por meio de contigentes tarifários.
Produtos lácteos
Leite em pó: um contingente pautal de 15.000 toneladas, escalonado por mais de 6 anos, com uma tarifa no contingente de € 251 / t.
Manteiga: contingente pautal de 5.000 toneladas, escalonado por mais de 6 anos, com um direito dentro da quota fixado em 7,5% da taxa NMF (para a linha tarifária mais comum, isto é igual a € 142 / tonelada).
Queijo: contingente pautal de 20.000 toneladas, escalonado por quatro anos, com tarifas contingentárias eliminadas em quatro anos.
Outros produtos lácteos: tarifas eliminadas progressivamente por sete anos.
Acordo nos próximos dias
A UE espera que possa chegar a um acordo político sobre o acordo comercial à margem da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio que se realizará na Argentina. A Comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, disse que os dois lados estão «muito próximos» de um acordo.
No entanto, o comissário da agricultura, Phil Hogan, que enfrenta fortes críticas dos grupos de agricultores da UE sobre a escala e o alcance do acesso ao mercado agrícola, disse que o Mercosul ainda não havia igualado a iniciativa da UE com uma oferta de ambição comparável.
As informações são da OCLA (da Agra Europe – Chris Horseman), traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas