Tuberculose bovina precisa ser informada á Adapar, orienta Seab

Umuarama – Com oito bovinos identificados com tuberculose na região este ano, a Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) orienta aos produtores que os casos devem ser informados a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Umuarama – Com oito bovinos identificados com tuberculose na região este ano, a Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) orienta aos produtores que os casos devem ser informados a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Com a confirmação da doença, o animal é sacrificado e o proprietário rural indenizado pelo programa do Governo Estadual.
Chefe regional da Seab em Umuarama, José Antônio de Andrade Duarte, explica que além da tuberculose ser maléfica para o consumidor e o Estado, o perigo maior está para o produtor, o qual tem contato direto com o animal e pode contrair a doença. A região já teve produtor contaminado e o desafio é manter a sanidade na propriedade com animais sadios e fazer exames periódicos para atestar a ausência da enfermidade. “O proprietário rural precisa saber que está colocando sua saúde em risco. Caso haja contaminação, o animal deve ser sacrificado imediatamente para o saneamento adequado da propriedade”, disse.
Ainda segundo Duarte, desde 2014, quando iniciou o programa de indenizações do Governo do Paraná, a região registrou 122 animais abatidos contaminados por tuberculose, destes a Seab indenizou o valor de R$ 223.840,94 aos produtores. Informações do Ministério da Agricultura revelam que a tuberculose bovina reduz em 25% a capacidade produtiva do animal e aumenta a mortalidade de bezerros.
Programa – Os recursos do programa são do Fundo de Equipamento Agropecuário (Feap), do governo do Estado, constituído em parte com taxas de defesa sanitária animal cobradas pela Adapar que são revertidas para o amparo de ações em Defesa Sanitária. Segundo a fórmula utilizada para o pagamento das indenizações, o Estado paga 70% da arroba do boi gordo no dia do abate, considerando rendimento médio de carcaça de 50%, ou seja, metade do peso vivo do animal.
A indenização é válida somente para animais de raças leiteiras. Na época do lançamento do programa, o secretário Norberto Ortigara reconheceu os impactos econômicos da medida junto aos produtores, mas salientou que a ação está sendo combinada com o setor produtivo. “Fizemos várias reuniões com os representantes, dos produtores, das indústrias, dos pequenos laticínios, cooperativas e todos estão cientes que é preciso uma ação mais ousada para melhorar a qualidade do leite”, lembrou.
Medidas Preventivas
• Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção da entrada da doença é a chave do controle.
• O produtor deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose. Quando os animais não tiverem esse teste, o produtor deve solicitar o exame a um médico veterinário habilitado antes de realizar a compra.
• Controle da tuberculose bovina mediante a normativa do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, com a identificação e eliminação de animais infectados.
• Em propriedades em que for diagnosticada a tuberculose, o proprietário deve fazer o teste nos animais, mediante um médico veterinário habilitado, o qual efetuará a marcação a ferro candente no lado direito da cara dos animais positivos com um “P”, a notificação à defesa sanitária e o descarte dos mesmos, em até 30 dias, segundo a legislação vigente, em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, indicado pelo serviço de defesa oficial federal ou estadual.
• Na impossibilidade de sacrifício em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, indicado pelo serviço de defesa oficial federal e estadual, os animais serão destruídos no estabelecimento de criação, sob fiscalização direta da unidade local do serviço de defesa oficial, respeitando procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Defesa Animal.
• Não se deve ingerir leite e derivados crus. Esses são veículos de diversas doenças, incluindo tuberculose.
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=80885&Not=%20Tuberculose%20bovina%20precisa%20ser%20informada%20%C3%A1%20Adapar,%20orienta%20Seab

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas