Tecnologias para incremento da cadeia produtiva do leite são apresentadas em Dia Técnico

Obter alimento e manter a produção do gado durante o período de estiagem é um dos desafios do pequeno produtor rural, o que torna a adoção de tecnologias essencial para que não aconteçam prejuízos no período.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Obter alimento e manter a produção do gado durante o período de estiagem é um dos desafios do pequeno produtor rural, o que torna a adoção de tecnologias essencial para que não aconteçam prejuízos no período. Algumas dessas tecnologias foram apresentadas nesta terça-feira, 18, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), no Dia Técnico do Leite e da Agroindústria, na programação do Agosto Verde.

Técnicas para melhoria da produção de leite como o uso da silagem na alimentação do gado leiteiro, e a utilização de concentrado para vacas em lactação foram apresentadas no evento, que contou ainda com palestra sobre o Sistema de Inspeção Municipal na Agroindústria (SIM).

Unidade Demonstrativa

Realizado na chácara do produtor rural, Dirceu Martins, o Dia Técnico demonstrou como a cadeia produtiva do leite, desde a alimentação do gado até o processo de industrialização, pode obter bons resultados na agricultura familiar.

Produtor de queijo frescal, Martins foi um dos primeiros na Capital a obter o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que certifica a qualidade do produto. Há três anos também adotou o processo de silagem na alimentação do gado, o que lhe garantiu bons resultados mesmo no período da seca.

O engenheiro agrônomo da Seder, Roberto Cunha, explica que a silagem é o processo de armazenamento do alimento do gado, capim, milho e sorgo, o que permite que não haja escassez na estiagem. Entretanto para que haja aumento na produção de leite, esse alimento precisa de complementos, é onde entra o concentrado, com adição de vitaminas e sais minerais, tema apresentado pelo técnico da Embrapa, Claúdio França.

E é justamente a adoção dessas tecnologias que permitiram a Martins manter a produção durante a estiagem, e conseguir, em relação ao período que não adotava a silagem, um incremento de 40%, “mantive a minha produção, e não tive perda de gado, como acontecia anteriormente”, explicou.

Certificação

Com 17 vacas leiteiras, Martins produz atualmente 20 quilos de queijo frescal por dia, sendo que desde 2002 possui o SIM, o que lhe proporcionou ampliação do mercado em razão da certificação que garante a qualidade e cumprimento das normas corretas na produção de alimentos.

“Depois que adotei o SIM ficou melhor para eu comercializar o queijo, tive respaldo de um órgão competente. Antes eu não tinha rótulo, data de validade, composição, nada disso. Com o SIM tive as orientações necessárias para adequar meu produto às normas de produção industrial”, afirmou. O SIM na agroindústria foi tema de palestra no evento, realizada pelo veterinário da Seder, Geraldino Ferreira Paz.

http://surgiu.com.br/noticia/209138/tecnologias-para-incremento-da-cadeia-produtiva-do-leite-sao-apresentadas-em-dia-tecnico.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas