Tecnologia de manejo intensivo chama atenção de produtores assistidos pelo Mais Leite

Grupo de produtores de produção leiteira na região de Dourados visitou os estandes sobre o setor na Showtec
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Grupo de produtores de produção leiteira na região de Dourados visitou os estandes sobre o setor na Showtec
Um grupo de produtores atendidos pela assistência técnica do Senar/MS – Serviço Nacional, que desenvolve atividade de produção leiteira na região de Dourados visitou os estandes voltados ao setor, durante a 20ª edição do Showtec, realizado entre 20 e 22 de janeiro, no município de Maracaju.

O grupo atua na região sul de Mato Grosso do Sul, considerada uma das cinco principais bacias leiteiras do Estado, conforme informação divulgada pelo Sipoa – Serviço de Inspeção e Saúde Animal. Na oportunidade, os visitantes destacaram os avanços que conquistaram nos dois anos de orientação recebida na metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, por intermédio do programa Mais Leite.

Um deles é Manoel da Silva que se dedica há quatro anos à bovinocultura de leite. O produtor foi um dos primeiros a receber assistência do Mais Leite e revela orgulhoso os números diários de produção. “Quando eu comecei a ter orientação técnica produzia 80 litros por dia e com os esclarecimentos do técnico entendi que precisava mudar a forma de trabalhar se quisesse produzir mais com a quantidade de animais que tenho. Comecei com a implantação de piquetes no pasto e ordenhando duas vezes ao dia. Estou muito satisfeito já que minha produção chegou a 180 litros em menos de um ano”, comemora.

Silva visitou o estande que abriga o sistema de manejo intensivo, chamado Free Stall, com apresentação de todas as etapas produtivas para produção de leite. Empolgado com as explicações, o bovinocultor já faz planos para futuramente investir no sistema que se diferencia por oferecer técnicas que aumentam a qualidade e volume do produto. “Estou encantado com as possibilidades oferecidas pelo Free Stall. Apesar de ainda não ter condições de implantar o sistema completo, confirmei com o especialista que estou no caminho certo com o manejo”, argumenta.

O consultor técnico do Sistema Famasul, Rodney Guadagnin, ficou responsável por detalhar as etapas produtivas e destaca a finalidade da proposta apresentada pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. “Temos dois propósitos com esse espaço. O primeiro é mostrar aos agricultores que é possível produzir alimentos, integrando com o sistema disponibilizado pelo Free Stall. No segundo momento destacamos que as dificuldades são semelhantes, independente da metodologia utilizada no manejo”, aponta.

Para o produtor Moacir da Silva Mota, o Mais Leite possibilitou uma modificação tão positiva que vários vizinhos o procuram até hoje, interessados em participar do programa. “A data de 19 de outubro de 2013 foi um marco na minha vida, pois, foi a primeira vez que recebi a visita do técnico de campo do Mais Leite. Lembro até hoje quando o Giancarlo perguntou quanto era minha produção e eu respondi 19 litros. De lá para cá reformei meu pasto, mudei algumas ações e minha produção já passou de 70 litros ao dia”, anuncia.

Sobre o Mais Leite

O programa foi implantado com intuito de incrementar a produção na cadeia leiteira sul-mato-grossense. Voltado aos produtores da agricultura familiar, a metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS atende atualmente 744 produtores em 21 municípios de MS.

http://www.acritica.net/editorias/agropecuaria/tecnologia-de-manejo-intensivo-chama-atencao-de-produtores/160776/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas