Tecnologia ajuda produtores do setor lácteo a evitar contaminação

Sistema combate a formação de biofilme microbiano e a milk-stone em tubulações que transportam produtos lácteos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A produção de leite e derivados exige um elevadíssimo controle de qualidade para evitar a contaminação, desperdício e até perda dos alimentos. Para auxiliar produtores de todos os portes nesta tarefa, a Ultra Clean Brasil lançou no mercado o UC System, tecnologia inédita, patenteada e ecologicamente correta para a limpeza e descontaminação interna de tubulações.

De acordo com a empresa, o leite, iogurtes e achocolatados costumam deixar resíduos ao passarem por tubulações. Com o tempo, estes resíduos formam o biofilme microbiano capaz de prejudicar a qualidade final dos produtos e provocar a contaminação cruzada na troca de sabores.

“Ainda hoje, produtores de todos os portes contabilizam elevadas perdas de produtos que ficam parados parcialmente nas tubulações”, explica José Roberto R. Souza, gerente Técnico da Ultra Clean Brasil. “Essas empresas gastam fortunas com água de rinsagem, soda cáustica, sanitizantes alcalinos, entre outras soluções, para tentar reduzir o impacto da contaminação, o que nem sempre é bem-sucedido”.

Diferente deste método, a limpeza de tubulações oferecida pela Ultra Clean Brasil é realizada a seco e em questões de segundos. Executada com equipamentos exclusivos da tecnologia UC System e com equipe técnica altamente especializada, a operação garante limpeza completa das tubulações e mangueiras, devolvendo aos níveis aceitáveis os índices de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

A tecnologia UC System utiliza um lançador pneumático que dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior das tubulações e mangueiras que recebem os produtos lácteos. A pressão exercida pelo projétil – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y – exerce ação mecânica que remove impurezas e resíduos formadores do biofilme microbiano e da famosa “pedra do leite” (milk-stone).

Ecologicamente correto, UC System reduz em até 50% o consumo de água e de produtos químicos utilizados na etapa de sanitização das tubulações, já que os líquidos entrarão apenas na etapa final da limpeza e não desde o início do processo. Outra vantagem é que a operação oferecida pela Ultra Clean Brasil garante redução significativa do volume de líquidos liberados para o tratamento de efluentes. A tecnologia destaca-se também pela melhoria das condições de trabalho dos operadores das máquinas (insalubridade zero).

“Com o uso de UC System, os produtores de laticínios em geral combatem o desperdício ao mesmo tempo em que conquistam a tranquilidade de utilizar tubulações livres de contaminantes, o que aumenta a qualidade final dos alimentos”, completa o gerente Técnico da Ultra Clean Brasil.

Para mais informações sobre a tecnologia, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Ultra Clean Brasil
(11) 5052-3244
ultraclean@ultracleanbrasil.com.br
www.ultracleanbrasil.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas