Startups londrinenses unem tecnologia e agronegócio para melhorar produtividade no campo

Com ajuda de aceleradoras, empresas desenvolvem sistemas ou produtos inovadores para facilitar a vida no campo. Evento do Sebrae reuniu empresas em um evento de tecnologia.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Reconhecida nacionalmente por ser referência na produção agrícola no Paraná, Londrina, no norte do estado, agora passa a ter vocação tecnológica com a criação de empresas voltadas para produtos ou serviços que podem melhorar a produtividade no campo.

Nos últimos três anos, de 406 startups acompanhadas pelo Sebrae no município, 22% delas são empresas agro tecnológicas – as chamadas de Agritechs.

“Londrina sempre foi reconhecida pela vocação agrícola e tinha uma notoriedade no campo da tecnologia. Nos últimos anos, é cada vez maior a aderência desses dois setores no desenvolvimento de modelos de negócios”, explica Lucas Ferreira Lima, gestor Estratégico de Startup e Agritech do Sebrae.

Para divulgar o trabalho dessas empresas, o Sebrae reuniu Agritechs por dois dias em Londrina para falar sobre inovação.

Um desses exemplos é a startup Milch, que surgiu após o Hackathon, uma maratona de desenvolvedores, na Exposição Agropecuária de Londrina de 2017.

A empresa criou um sensor para facilitar o controle do bem-estar animal por produtores de leite. O sensor capta informações sobre temperatura, umidade e velocidade do vento e, com essas informações, indicamos uma nutrição personalizada para o que o animal precisa.

Uma das responsáveis, Natalia Koritiaki, doutora em zootecnia, decidiu empreender para colocar a pesquisa em prática.

“Vim da academia e me incomodava perceber que a pesquisa não ia para o campo, não era colocada em prática. Quando descobri as startups acabei me apaixonando. Eu e um colega tivemos uma startup na área de ovinocultura, que não deu certo, e então partimos para o leite”, diz.

A startup ainda está dando os primeiros passos, mas o produto já passou por testes e teve resultados positivos quanto a viabilidade comercial.

“Temos resultados comprovados pela pesquisa científica e tentamos baratear o custo o máximo possível. Se seguir as indicações, o produtor pode ter um aumento de produtividade de cerca de 10%”, explicou Natalia.

Milch elabou um sensor para adequar a nutrição para vacas de leite — Foto: Luciane Cordeiro/G1Milch elabou um sensor para adequar a nutrição para vacas de leite — Foto: Luciane Cordeiro/G1

Milch elabou um sensor para adequar a nutrição para vacas de leite — Foto: Luciane Cordeiro/G1

Enquanto a Milch está passando pelas primeiras fases de desenvolvimento, está incubada na Sociedade Rural do Paraná , a Termoplex, uma startup familiar criada há quatro anos, tem 14 clientes.

A empresa elaborou um sistema para controle e monitoramento de silos de grãos. Através de sensores digitais, o sistema faz um controle inteligente de temperatura e umidade dos grãos para que eles não percam qualidade.

Em um silo, que utiliza energia elétrica para realizar esse processo, os sensores podem ajudar a reduzir a conta e evitar possível falhas em uma operação manual.

“Com o controle automático, os motores só serão ligados no horário ideal e funcionarão pelo tempo necessário indicado. O sistema funciona de forma autônoma e o cliente tem acesso aos dados a hora que desejar, só precisa indicar a temperatura e a umidade que deseja manter”, explicou um dos fundadores da Termoplex, Vinicius Ortiz.

O projeto foi idealizado após o avô de Ortiz, que sempre trabalhou com automação industrial, perceber a necessidade de um sistema como esse pelo mercado. A família então decidiu desenvolver o sistema e o software e participar de programas de aceleração.

O resultado apareceu rápido, neste ano a empresa teve crescimento de 50% e foi convidada para se apresentar na Índia. A embaixada brasileira selecionou a startup, e o fundador apresentou a empresa inovadora para os agricultores indianos em agosto deste ano.

“Tínhamos o objetivo de fazer um produto para fornecer junto com o sistema elétrico do silo. Somente quando começamos a conversar com os produtores é que percebemos a oportunidade que tínhamos. As coisas foram acontecendo conforme realizávamos o trabalho”, afirma Ortiz.

As duas startups são alguns dos exemplos de que a união da tecnologia e da agricultura é positivo para produtor, desenvolvedor e pesquisador.

“Os responsáveis pelas startups são profissionais inovadores que criam medidas que podem facilitar, causar um impacto financeiro positivo e ainda melhorar a produtividade”, enfatizou Lucas Ferreira Lima.

Sistema de controle de temperatura e umidade em silos de grãos ajuda a reduzir custos com energia elétrica — Foto: Luciane Cordeiro/G1Sistema de controle de temperatura e umidade em silos de grãos ajuda a reduzir custos com energia elétrica — Foto: Luciane Cordeiro/G1

Sistema de controle de temperatura e umidade em silos de grãos ajuda a reduzir custos com energia elétrica — Foto: Luciane Cordeiro/G1

Sensor da Milch verifica temperatura, umidade e velocidade do vento para indicar a alimentação adequada ao animais — Foto: Luciane Cordeiro/G1Sensor da Milch verifica temperatura, umidade e velocidade do vento para indicar a alimentação adequada ao animais — Foto: Luciane Cordeiro/G1

Sensor da Milch verifica temperatura, umidade e velocidade do vento para indicar a alimentação adequada ao animais — Foto: Luciane Cordeiro/G1

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas