Sindilat discute retirada de leite do livre-comércio no Mercosul

Leite fora do Mercosul - Após pressões contra os incentivos dados pelo governo à importação de lácteos vindos do Mercosul, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sinalizou positivamente
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite fora do Mercosul – Após pressões contra os incentivos dados pelo governo à importação de lácteos vindos do Mercosul, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sinalizou positivamente a retirada do leite da pauta do livre-comércio durante entrevista.
O assunto foi debatido durante reunião de associados do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), ontem, na sede do sindicato, em Porto Alegre. Para o sindicato, a afirmação de Maggi simboliza uma vitória do setor lácteo, que enfrenta desafios com a instabilidade econômica do País e passa por baixas no preço do litro do leite pago aos produtores rurais. Segundo o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, a medida demonstra que o governo deve olhar com preocupação para os lácteos. «Assim, o setor começa a ter voz ativa», pontuou. Segundo dados levantados pelo Sindilat, o Uruguai produziu 1,7 bilhão de litros de leite em 2016 e consumiu 700 milhões de litros. Conforme informações divulgadas pelo próprio país, o saldo, se convertido em pó, renderia 120 mil toneladas. Só o Brasil recebeu 100 mil toneladas de leite em pó e 18 mil toneladas em queijos do país vizinho, o que representa praticamente todo o volume restante. «Não poderíamos deixar de cobrar uma posição do governo agora», afirmou Darlan Palharini, secretário executivo do sindicato, sobre a necessidade de tomar ações para averiguar a possível triangulação de leite no país vizinho. Na ocasião, esteve presente o presidente da Emater, Clair Kuhn, que conversou com os associados sobre a possível criação de um grupo de trabalho para prestação de serviço extra de assistência técnica aos produtores ligados às indústrias e cooperativas associadas ao sindicato.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=13218:sindilat-discute-retirada-de-leite-do-livre-comercio-no-mercosul

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas