Sindicato Rural de Três Lagoas realiza curso de Fabricação Caseira de Derivados do Leite

Iniciou hoje, 21 de março, no Sindicato Rural de Três Lagoas, o curso de Fabricação Caseira de Derivados do Leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A qualificação é oferecida por meio de uma parceria com o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pretende repassar conhecimentos sobre características, cuidados na obtenção e processamento do leite, do soro e sua utilização.

O leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Além de fazer parte da alimentação do dia a dia, é também matéria-prima de diversos produtos e ingrediente de receitas culinárias.

Segundo a instrutora do Senar/MS, Brasilina Aparecida de Carvalho, o objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade. “Ensinamos técnicas para fabricação dos produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, iogurte e doce de leite pastoso”, explica.

Para a aluna Janaina de Araújo Siqueira, é uma oportunidade de aumentar o conhecimento e a renda familiar. “Vim fazer o curso para agregar valores no meu negócio”, afirma.

Também são ensinadas técnicas de produção de ricota, bebida láctea achocolatada, requeijão cremoso e até suco de soro. O soro é a parte líquida do leite obtida a partir de diferentes processos, como a fabricação de queijos.

Na grade do curso também estão inclusos os cuidados no processamento do leite e exigências profissionais. A instrutora explica que o principal cuidado antes de começar a fabricação dos produtos é a pasteurização do leite, que elimina bactérias e aumenta a longevidade.

Para conferir a agenda de cursos do Sindicato Rural de Três Lagoas acesse: http://www.srtl.com.br/ ou pelo telefone (67) 3521-4049

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas