Serviço de Inspeção Municipal ajuda produtores de Santa Isabel

SIM funcionará como selo de qualidade, diz secretária de Meio Ambiente. Com o certificado, produtores poderão vender nos mercados da cidade.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SIM funcionará como selo de qualidade, diz secretária de Meio Ambiente.
Com o certificado, produtores poderão vender nos mercados da cidade.

Com a instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), quem trabalha com mercadorias processadas em Santa Isabel poderá vender com maior tranquilidade. Válido para alimentos de origem animal, vegetal e mineral, o certificado servirá como um selo de qualidade do produto, que poderá ser produzido em maior quantidade e vendido nos mercados do município.

Atualmente, quem não possui o SIM só pode vender suas produções para amigos e conhecidos, como era o caso de Pedro Manzano. Em sua propriedade de 30 hectares, ele cria 20 cabeças de gado, que juntas, produzem 400 litros de leite por dia. A partir daí, ele faz queijo, que sai por cerca de R$ 18 o quilo. “Eu faço queijo há 20 anos, mas você vende o queijo como clandestino. E isso [o SIM] veio para legalizar nossa atividade.”

Enquanto aguarda a liberação, o produtor já faz planos e espera que a renda da família aumente pelo menos 50% no final do mês. “Vai melhorar bastante porque hoje a gente faz uma parte do só do nosso leite produzido em queijo. E se a gente vier a certificação, eu posso fazer toda a minha parte da produção em queijo.”

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sandra Igarasi Barbosa explica que o certificado deve agregar valor ao produto. Além disso, segundo ela, a expectativa é cadastrar pelo menos 100 agricultores da cidade.

“Ela [quem produz e não tem o SIM] só não ganha muito porque não pode vender no mercado da cidade, podendo vender só para o amigo, para o vizinho. Ela não pode porque não tem o selo.”

Como solicitar
De acordo com a Prefeitura, poderão solicitar o selo de qualidade todos os produtores que industrializam produtos de origem animal, vegetal ou mineral. Para solicitar, é preciso comparecer na unidade da Prefeitura e solicitar o documento de uso e ocupação do solo emitido pela Secretaria do Meio Ambiente.

Com o documento liberado, a Secretaria solicita a documentação para o registro do SIM, enquanto uma equipe da Prefeitura fica responsável pela vistoria na propriedade para avaliar as condições de trabalho.

Sandra informa ainda que o solicitante do selo terá gastos com o profissional que ajudará no levantamento do projeto e com o protocolo da Prefeitura. Já o prazo de validação deve variar. “Vai depender se a propriedade está adequada. Ela estando adequada, questão de no máximo de 60 dias.”

Além dos agricultores, quem ganha é o consumidor, que fficará mais tranquilo quanto a origem e higiene dos produtos que compra. Por isso mesmo, o Pedro Manzano está ansioso pra  receber o sim. “Confiante, muito satisfeito com esse SIM em Santa Isabel.”

Mais informações sobre o Serviços de Inspeção Municipal podem ser obtidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, no telefone 4656-8769.

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2016/07/servico-de-inspecao-municipal-ajuda-produtores-de-santa-isabel.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas