Senar reúne produtores de queijo em busca de certificação

Produtores de queijo e doces do Sul e Sudoeste de Minas Gerais se reuniram na última semana de agosto em Passos, na sede do SinRural, para conhecerem as boas práticas no processamento de queijo e derivados do leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A capacitação do Senar Minas é resultado da mobilização do Sindicato Rural de São João Batista do Glória, em decorrência de solicitação do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). Segundo o instrutor Cyro Daniel de Campos, o curso “Boas práticas na fabricação de Leite e Derivados” busca conscientizar o produtor sobre a qualidade do produto, desde a aquisição da matéria prima até a comercialização. “Nós orientamos os produtores sobre a importância de todo o processo. Somente a conscientização muda os parâmetros e mantém a qualidade dos produtos”. Ainda segundo Cyro, entre os produtores de vários municípios, alguns já participaram do curso derivados do leite e buscam outras capacitações exigidas pelo IMA para a obtenção do selo, o que permite a comercialização dos produtos em todo Estado. Quanto às maiores dificuldades dos produtores, ele destaca a adequação do ambiente destinado à produção.

A supervisora de inspeção do IMA em Passos, Valéria Marise Peixoto, reforça que as capacitações fazem parte do processo de registro da indústria e garantem a comercialização dos produtos em todo estado. Segundo Marise, muitas empresas precisam dessa capacitação e ainda falta muito para ser legalizado nesse segmento.

Amostra

André Luís Ferreira de Almeida é um desses exemplos. Morador de Passos, ele produz há 14 anos, mas somente há três meses está legalizado para a venda no município. Antes vendia seus produtos de porta em porta e para amigos, e agora está em busca do selo estadual para comercializar em outras regiões. Produzindo doces de frutas e derivados do leite, começou com as receitas da família e depois foi aperfeiçoando, inclusive nas capacitações do Senar. Atualmente trabalha com 200 litros de leite por dia. “Estou praticamente recomeçando, esse trabalho não é fácil”, disse André Luís, sobre o processo de trabalhar dentro das normas exigidas. Já o produtor Vitor Donizete Jacob, do município de Areado, mantém uma loja com os seus produtose contabiliza umaexperiência de mais de 20 anos, mas a legalização-tanto municipal quanto estadual-são as suas metas atuais. Trabalhando com cerca de 1.200 litros de leitepor dia, o seu foco é o mercado local e os turistas que passam por Areado.

http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=7900:senar-reune-produtores-de-queijo-em-busca-de-certificacao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas