Seminário regional debaterá crise do setor leiteiro

Crise setor leitero - A crise que afeta o setor leiteiro da região será tema de um seminário convocado pela AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná),
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

por Guilherme Zimermann

Crise setor leitero – A crise que afeta o setor leiteiro da região será tema de um seminário convocado pela AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), que reunirá produtores rurais, cooperativas, sindicatos e entidades ligadas à agropecuária. A renegociação de dívidas de produtores, o estabelecimento de um preço mínimo para o leite e maior rigor na importação do produto deverão centralizar as discussões.
O evento contará com palestras e debates e está programado para o próximo dia 16, na sede da AMSOP, em Francisco Beltrão, devendo contar também com a participação de representantes do Ministério da Agricultura.
Conforme a AMSOP, o preço do leite pago aos produtores vem sofrendo constantes quedas nos últimos meses. Em setembro de 2016, por exemplo, o litro do produto era negociado a R$ 1,52 no Paraná, mas no mês passado chegou a R$ 1,07.
Explica o presidente da Comissão de Agricultura da associação e prefeito de Pérola d’ Oeste, Nilson Engels, que “muitos agricultores fizeram investimentos baseados num preço maior e hoje enfrentam dificuldades para honrar esses compromissos”. Pontua ainda o aumento de preços dos insumos e da própria energia elétrica, fatores que apertam ainda mais o orçamento dos produtores.
O seminário está sendo organizado com apoio da Acamsop, Seab, Emater, Assema, Grupo Gestor do Território, Fetraf-Sul, Unicafes, Rural Leite, Assessoar, Sindicato Rural, Fetaep, Capa e representantes da região na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
https://rbj.com.br/agricultura/seminario-regional-debatera-crise-do-setor-leiteiro-1425.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas