Sem energia desde domingo, produtores rurais devem perder até 900 litros de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtores reclamam que não é a primeira vez que isso acontece.
Paraíso de Baixo em Patos de Minas está sem energia elétrica desde a manhã desse domingo (05/03), no que é considerado como um problema recorrente na região, e que vem causando muitos prejuízos. Os produtores rurais já entraram em contato com a Cemig mas até agora não tiveram resposta, eles exigem uma solução definitiva para o transtorno.
Já são pelo menos 36 horas sem condições de funcionar os equipamentos para a ordenha ou qualquer outro maquinário que dependa eletricidade. Sem saber o que fazer, a solução foi dividir um gerador com os vizinhos para fazer a ordenha funcionar pelo menos para tirar o leite das vacas evitando que elas se estressem ou adoeçam, com os risco de mastites, mamites e febres do leite.
São cerca de 15 produtores rurais na comunidade que tiram de 500 até 2 mil litros de leite por dia, e tudo está sendo descartado porque não é possível manter o leite refrigerado como é exigido. Eles dizem que os prejuízos são incalculáveis e não se resumem apenas aos dias que estão sem o fornecimento de energia, já que o problema irá refletir nas próximas semanas, quando as vacas serão tratadas com uso de antibióticos, fazendo com que o leite também não possa ser aproveitado.
Ainda não é possível calcular ao certo o enorme prejuízo, mas de 800 a 900 litros de leite deverão se perder. Sem a energia também não é possível fazer a distribuição de água, realizada através de uma bomba na comunidade. Falta água para as pessoas tomarem banho e para o gado beber. Além de impossibilitar a higienização correta da ordenha. Os moradores reclamam que não é a primeira vez que isso acontece. Em outras oportunidades foram pelo menos dois dias sem energia elétrica.
Os produtores rurais afirmam que já entraram em contato com a Cemig diversas vezes, mas o problema não foi solucionado e sempre volta a acontecer. O que eles buscam é uma solução definitiva para o problema.
O fornecimento de energia elétrica foi retomado por volta das 16h desta segunda-feira (06). De acordo com a assessoria de comunicação da Cemig, a falta de energia foi ocasionada pelo rompimento de um cabo de média tensão de 13.800 volts, após ser atingido por um raio. A troca dos equipamentos aconteceu no fim da tarde de ontem e a energia no local foi restabelecida. A assessoria ressaltou também que caso algum produtor rural se sinta prejudicado com a situação, deve registrar uma solicitação através de um dos canais de atendimento ao cliente disponibilizados pela Cemig, como o 116.
https://www.patosja.com.br/noticias/patos-de-minas/geral/sem-energia-desde-domingo-produtores-rurais-devem-perder-ate-900-litros-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas