Segundo dados, preço do leite deve ficar mais barato para o consumidor

Preço do leite - Esse período do ano tem revelado uma queda incomum no preço médio do leite, o produto tem saído aos produtores com preços mais baixos e isso provavelmente seguirá a cadeia de distribuição
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Esse período do ano tem revelado uma queda incomum no preço médio do leite, o produto tem saído aos produtores com preços mais baixos e isso provavelmente seguirá a cadeia de distribuição até chegar ao consumidor final. Segundo informações da consultoria especializada no setor de lácteos, a Scot, os varejistas até setembro devem ajustar e repassar ao consumidor o leite no preço aproximado de 2 reais, atualmente a média é de pouco mais de 3 reais, no Sudeste por exemplo.
O mês de julho registrou pela segunda vez uma diminuição dos preços, na comparação, o valor médio é mesmo que foi aplicado nas cotações de três anos atrás. Segundo levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados Economia Aplicada (Cepea) da USP, considerando a média do país nos estados de Minas, Goiás, Bahia, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, o valor sem imposto e frete diminuiu em 3 centavos por litro de leite.
Em 2017 esta é a primeira queda registrada que ficou abaixo dos preços do ano passado. No comparativo com o mês de julho de 2016, a queda foi quase 13%. O motivo das baixas no valor do leite é por causa da alta produção no campo em contraponto a baixa demanda do mercado.
No Rio Grande do Sul por exemplo, a Conseleite-RS (Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado) revelou algumas informações que explicam a queda do preço. Os números mostram que o preço teve diminuição de 3,7% com projeção de 0,95 centavos por litro em julho, comparando com o mês anterior era comercializado a 0,98 centavos. A justificativa foi importação e também o crescimento da captação.
Outros pontos que puxaram a queda dos preços foram dos produtos como a muçarela, o leite pasteurizado e o UHT, com baixas de 3,4%, 3,5% e 6% respectivamente.
A demanda por laticínios muito baixa este ano de modo geral tem se revelado a principal preocupação desse setor. As vendas diminuíram como consequência da queda do poder aquisitivo da população, e isso reflete diretamente em toda a cadeia produtiva, começando pelo varejo retrocedendo até os produtores.
Ainda segundo a consulta do Cepea a expectativa é de queda no mês de agosto para pouco mais de 80% de agentes, enquanto quase 11% expectam que os preços fiquem estáveis, e pouco mais dos 6% restantes acreditam no aumento de preços. A influência dessa redução no leite causará uma diminuição nos valores dos seus derivados, porém de forma mais leve porque a industrialização e todos seus processos demandam um custo maior.
A Magistech uma empresa referência no desenvolvimento de sistemas de gestão para indústria e ocupa lugar de destaque no segmento lácteo a mais de 15 anos. Desenvolveu um sistema contábil e financeiro integrados, focado no segmento industrial. Surgia assim a Magistech, empresa referência no desenvolvimento do sistema de gestão de laticínios para a indústria. Para saber mais informações de como adquirir o esse sistema para sua empresa, acesse agora mesmo o portal da Magistech na internet.
https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-dados-preco-do-leite-deve-ficar-mais-barato-para-o-consumidor,eeb373a239f4ac9c3e7230c5d201679ao51wvbqi.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas