Secretaria promove palestras e orienta agricultores em Confresa

O município de Confresa, na região Araguaia, realizou a 3ª Semana da Agricultura Familiar. O evento, promovido na última semana, contou com a participação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com apoio da Prefeitura de Confresa e Universidade de Mato Grosso (Unemat), o evento teve palestras técnicas sobre a cadeia do leite, piscicultura e manejo. A Seaf disponibilizou técnicos para sanar dúvidas dos agricultores familiares sobre as ações de Governo.

“Confresa possui 15 assentamentos com cinco mil famílias, tem vocação produtiva para o leite, piscicultura e fruticultura e viemos aqui para apoiar os produtores não só com entrega de resfriadores de leite e também com uma política de estágio para que os acadêmicos da Unemat e IFMT auxiliem o agricultor familiar no trabalho de campo.”, comentou o secretário de Agricultura de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

A Unemat e IFMT de Confresa possuem cursos acadêmicos e técnicos em agroindústria, agropecuária e agronomia. A Seaf se reuniu com as instituições para solicitar apoio dos estudantes no atendimento de campo aos pequenos produtores.

Segundo o reitor do IFMT, José Bispo, é a primeira vez que o Estado pauta o instituto para que a grade curricular da instituição priorize disciplinas sobre agricultura familiar. “Nós vemos com bons olhos esta parceria, podemos fazer a política de estágio por meio do edital da Fapemat ou então os alunos do oitavo semestre de agronomia poderão realizar o atendimento de campo. Iremos avançar nesta discussão”, comentou o reitor.

Além do evento no IFMT, o secretário Suelme e equipe técnica da Seaf se reuniu com integrantes de duas cooperativas de leite que serão criadas ainda este ano em Confresa e Vila Rica, para explicar como deve ser a atuação e organização dos futuros cooperados.

Representando a diretoria da Empaer, o coordenador na região Araguaia-Xingu, Marcondes França, participou das agendas. “Estamos motivados para atender as demandas dos municípios da região e agradecemos a presença do secretário que representou o governador Taques, em uma clara demonstração do compromisso deste Governo com nossa região”.

“É muito importante para nós e estamos satisfeitos com o Governo vindo ao Araguaia, o Estado ajudou dando dica para a população local também sobre a construção de uma cooperativa de leite”, comentou José da Verdura, produtor rural de Confresa.

Investimento no Araguaia

Durante o mês de Maio, a Seaf entregou equipamentos para fortalecer a agricultura familiar dos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Confresa, Santa Terezinha, São José do Xingu, Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu.

O investimento total foi cerca de R$ 900 mil em patrulha mecanizada, um tanque isotérmico, cinco resfriadores de leite com capacidade de armazenamento de mil litros e cinco resfriadores de leite de 2 mil litros, uma pá carregadeira, uma prancha e uma caminhonete 4×4 para fortalecer o atendimento de campo e o projeto de incentivo à cadeia do pirarucu.
http://www.folhamax.com.br/economia/secretaria-promove-palestras-e-orienta-agricultores-em-confresa/86809

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas