São Roque de Minas inicia produção

Frederico Ozanam de Souza, Gerente Regional da Emater de Passos explica que o empreendimento em São Roque de Minas aproximará os familiares dos produtores envolvidos e toda a região
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Associação Comunitária de São José do Barreiro, inaugurada há uma semana, já inicia a produção do Queijo Minas Frescal, com leite pasteurizado. Outros produtos derivados do leite futuramente também serão feitos na Unidade de Processamento de Laticínios, 150 produtores já trabalham por meio da associação, que espera agregar valor aos produtos locais e abrir novos mercados.

Iniciado em 2008, o projeto da Unidade passou por algumas dificuldades até sua conclusão. Em 2010, o Engenheiro Agrônomo e Extensionista da Emater em São Roque de Minas, Lívio Mucio de Souza Lima, através de um projeto junto ao Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) com a Fundação Banco do Brasil e doação de dois terrenos pela Prefeitura de São Roque de Minas colocou novamente a ideia em prática.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais também contribuiu para o projeto com um aporte financeiro de R$ 29 mil para a compra de materiais de construção e R$ 25 mil em equipamentos.

Na última sexta-feira, 8, foi inaugurada a Unidade de Processamento de Laticínios, em São José do Barreiro, Distrito de São Roque de Minas. O evento contou com cerca de 150 pessoas, entre autoridades como o Prefeito do município, Roldão Faria Machado; o Presidente da Câmara, Edinei Almeida Vilela; coordenadores e extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), produtores da região e do Bispo Emérito da Diocese de Duque de Caxias e Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Dom Mauro Morelli.

Para Lívio Mucio de Souza Lima, a união dos produtores foi um fator primordial para que se buscassem recursos até a conclusão da obra que, segundo ele, irá melhorar a geração de renda para os produtores associados à Associação Comunitária de São José do Barreiro, possibilitar a agregação de valor aos produtos e abrir novos mercados e com isso melhorar a qualidade de vida, tanto dos produtores quanto da comunidade

“Passamos momentos complicados, porém, a coletividade dos produtores daqui foi fundamental para que esse momento importante chegasse. Agora é trabalhar e colher os frutos desse esforço. Acredito que com essa obra, vamos conseguir gerar mais renda aos produtores, valorizar mais o valor dos produtos e expandir áreas para sua comercialização. Certamente, a Unidade vai ser de grande importância para dar melhorias na qualidade de vida dos produtores e da população do município”, disse o engenheiro agrônomo.

A Associação Comunitária de São José do Barreiro, que possui atualmente em torno de 150 membros, inicia seus trabalhos produzindo o Queijo Minas Frescal, produzido com leite pasteurizado. Outros produtos derivados do leite futuramente também serão feitos e comercializados. A Unidade de Processamento de Laticínios é mais uma forma de renda para os produtores de São Roque de Minas, já que individualmente, eles produzem queijos artesanais.

Frederico Ozanam de Souza, Gerente Regional da Emater de Passos explica que o empreendimento no município de São Roque de Minas aproximará os familiares dos produtores envolvidos e toda a região. Ele ainda destaca a importância do queijo produzido no município, reconhecido inclusive, fora do país. “A Unidade vai dar mais interação entre as famílias dos produtores envolvidos e também com toda região. Agora a produção terá mais um ganho sem que o Queijo da Canastra perca a qualidade. Fico feliz de a Emater estar junto neste projeto, pois São Roque de Minas em um concurso mundial de queijo na França ficou em segundo lugar. Isso mostra a importância do trabalho dos produtores e também de quem os apoia”, declarou.

Produtor de Queijo há 40 anos, Nilso Ferreira, presidente da Associação, falou que a Economia do município terá um beneficio muito grande com a queijaria. A ajuda da Emater também foi lembrada por ele, que explicou que a parceira tem sido essencial para as atividades desenvolvidas pelos produtores. “Economicamente de São Roque terá um ganho considerável agora. Estou muito feliz com mais essa conquista. A Associação existe desde 2004, e é importante destacar o apoio que temos da Emater. Nossa parceria cada vez mais gera resultados de projetos como esse”, comentou.

http://www.clicfolha.com.br/noticia/56042/sao-roque-de-minas-inicia-producao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas